Disponível em (https://www.cmbh.mg.gov.br)


Câmara participa de anúncio do início das obras

Assunto: 
REFORMA DO MINEIRÃO

Câmara participa de anúncio do início das obras A Câmara Municipal de Belo Horizonte, nas figuras dos vereadores Luzia Ferreira (PPS), presidente da Casa, Alberto Rodrigues (PV), Pablo César de Souza ‘Pablito’ (PTC) e Paulo Sérgio ‘Paulinho Motorista’ (PSL), participou de solenidade que marcou o início das obras de recuperação e modernização do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. A cerimônia foi realizada no hall de entrada do estádio, no dia 25 de janeiro, com a presença de várias autoridades, entre elas o governador de Minas, Aécio Neves, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

A vereadora Luzia Ferreira destacou que os parlamentares do Legislativo Municipal têm um compromisso com a Fédération Internationale de Football Association (FIFA) e estarão acompanhando o andamento das obras.  “O futebol está na alma dos mineiros. Vamos conseguir apresentar aos turistas, nacionais e internacionais, essa revitalização, provando que temos estrutura para recebê-los bem e para fazer uma excelente Copa do Mundo”, ressaltou a presidente.

Modernização

A modernização do Mineirão, que visa a preparar o estádio para a Copa do Mundo de 2014, se dará em três etapas. Na primeira fase, orçada em 8,2 milhões de reais, serão feitas intervenções na estrutura do estádio, para corrigir anomalias, tratar fissuras e proteger juntas de dilatação. Numa segunda etapa, que será realizada entre os meses de julho e outubro deste ano, estão previstas escavações, demolições e rebaixamento do gramado. A terceira etapa inicia-se em seguida, com a construção de novos vestiários; instalação da cobertura em material translúcido; estacionamento em dois níveis, com 3.140 vagas cobertas e 1.040 descobertas; e construção de camarotes, entre outras melhorias.

O estádio continuará aberto para jogos até julho e só deverá ser liberado novamente em 2012, data prevista para conclusão das obras. Os estádios Independência, no bairro Horto, e Henrique Nogueira, localizado na cidade de Sete Lagoas, receberão os times da capital enquanto o Mineirão estiver sendo reformado.

Durante a solenidade, o governador Aécio Neves anunciou que o novo Mineirão irá abrigar o Memorial do Esporte Mineiro, espaço que irá reunir documentos históricos como textos, fotos, vídeos e áudios. O Memorial ainda está em fase de desenvolvimento, mas já está contemplado no projeto arquitetônico de modernização do estádio. Os três times da capital, América, Atlético e Cruzeiro, representados por seus presidentes, entregaram as camisas utilizadas nas respectivas partidas de estreia do atual Campeonato Mineiro, o último a ser disputado no "antigo" Mineirão.

Estiveram presentes ao evento, ainda, o secretário de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa; o vice-governador do Estado, Antônio Anastasia (PSDB); e os presidentes dos clubes Atlético, Cruzeiro e América, respectivamente Alexandre Kalil, deputado estadual Zezé Perrella (PDT) e Antônio Baltazar.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).
Data publicação: 
segunda-feira, 25 Janeiro, 2010 - 22:00