Disponível em (https://www.cmbh.mg.gov.br)


Comissão debate proposta que valoriza estudantes

Assunto: 
GRÊMIOS ESTUDANTIS
Comissão debate proposta que valoriza estudantes Valorizar a cidadania é o objetivo do Projeto de Lei 430/09, de autoria do vereador Reinaldo ‘Preto do Sacolão’ (PMDB). A matéria, que tramita em 1º turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte, recebeu parecer pela aprovação na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo da Casa. A reunião ocorreu na quarta-feira, 25 de novembro. 

A proposta institui o prêmio Grêmio Estudantil Cidadão, a ser entregue pelo Executivo, anualmente, em novembro, ao grêmio estudantil que melhor apresentar desempenho em atividades sociais, culturais e políticas na escola. O evento de premiação terá a participação de membros do Legislativo e também da Prefeitura Municipal.

O objetivo do projeto é incentivar a criação de novas lideranças na cidade, a partir dos exercícios de cidadania plena nas unidades escolares. Além disso, o PL busca o desenvolvimento coletivo e individual dos estudantes e a promoção da democracia. “Vamos estimular a efetiva participação estudantil para que os alunos contribuam com o seu próprio desenvolvimento”, assegurou o vereador Reinaldo ‘Preto do Sacolão”.

Segundo o parlamentar, é necessário incentivar, nas instituições, eventos como peças teatrais, exposições, seminários e debates de ensino. A ideia foi inspirada pela constatação de que atualmente esse tipo de grupo somente se preocupa com festas e torneios nas instituições, esquecendo-se de atividades como teatro, exposições, seminários e debates, entre outras.

Os membros da Comissão aprovaram, ainda, os pareceres a mais quatro projetos de lei em 1º turno. A reunião ocorreu às 13h40, no Plenário Camil Caram, e contou com a presença dos vereadores Arnaldo Godoy (PT), presidente da Comissão de Educação, e Sérgio Fernando (PHS), suplente do vereador Ronaldo Gontijo (PPS).

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).

Data publicação: 
terça-feira, 24 Novembro, 2009 - 22:00