Disponível em (https://www.cmbh.mg.gov.br)


De 22 a 24/09, servidores de gabinete aprendem a desenvolver suas competências no trabalho, para uma boa convivência interpessoal.

Assunto: 
Programa de Desenvolvimento de Competência Interpessoal

O Programa de Desenvolvimento de Competência Interpessoal está sendo realizado em três etapas, pela facilitadora Tilzah Oliveira Duarte, da Divisão de Desenvolvimento Psicofuncional - DIVDEP. Neste primeiro encontro, que contou com a presença de 10 participantes, o tema abordado foi a capacidade para comunicação pessoal no trabalho.
 
Objetivo do Programa

Programa de Desenvolvimento de Competência de InterpessoalA proposta do programa é ampliar a capacidade de autopercepção e heteropercepção, na busca de resposta a impactos que a vida nos proporciona, tanto com relação a nós, quanto na vida das pessoas. Ou seja, o que se pretende é buscar o entendimento do retorno do outro sobre nós mesmos. Além disso, o programa tem por finalidade a percepção do nosso “hoje”, de tudo o que vivenciamos, perspectivas futuras e as impressões causadas em nosso dia a dia. Em suma, o objetivo do Programa de Desenvolvimento de Competência Interpessoal é obter mudanças, investindo em nosso comportamento pessoal, a fim de transmitir um feedback para a transformação do outro, aumentando e despertando, assim, conceitos e valores.
  
Conteúdo abordado

A abertura do encontro contou com a presença de Liliane Barbosa Simplício, chefe da DIVDEP, que falou sobre a importância do programa na vida dos participantes, para fortalecer as comunicações em suas atividades internas e externas.
 
Tilzah e os participantes.Tilzah e os participantesEm seguida, Tilzah falou sobre relacionamentos, ressaltando que, desde o início da vida, há aprendizados necessários à sobrevivência, que, de um modo geral, acabam se tornando ações automáticas. "É importante modificar as próprias atitudes, favorecendo a si próprio e aos outros, os quais, às vezes, julgamos, sem conhecê-los. O  treinamento é uma oportunidade de proporcionar uma reflexão às pessoas, tornando-as mais sensíveis e despertando-as para olhar para dentro de si mesmas, ampliando, assim, seu autoconhecimento” relatou Tilzah. 
 
Depois, os servidores participaram de uma dinâmica, onde puderam vivenciar situações semelhantes às do cotidiano, expressando-se, comunicando-se e mostrando o que pensavam diante daquela situação. O objetivo da atividade foi estimular a autopercepção e a percepção do outro quanto ao problema apresentado.
{mospagebreak}
 
Participantes
 
Vânia Cristina

Vânia Cristina de Oliveira Pereira, assessora do gabinete do Vereador  Adriano Ventura, disse que o treinamento favorecerá uma melhor avaliação de seus comportamentos. "Estou me sentindo mais capacitada para tomar decisões. Passei por um momento difícil e precisava reavaliar o meu eu", relatou.
 

José Almerindo
O treinamento também contou com a participação do público externo. José Almerindo, assistente social que trabalha como voluntário no Aglomerado Cabana do Pai Tomás, também considerou o curso enriquecedor. "É muito interessante que sejam abertas possibilidades de autoconhecimento e de conhecer pessoas novas, com perspectivas diferentes, mas, buscando, todos, o equilíbrio", concluiu.
 
O segundo módulo do curso acontece no dia 29 de outubro e o terceiro módulo, em 24/11.

Confira o material para download

Data publicação: 
domingo, 27 Setembro, 2009 - 21:00