Disponível em (https://www.cmbh.mg.gov.br)


CMBH entrega título de cidadania a coronel da PM

Assunto: 
CIDADÃO HONORÁRIO
CMBH entrega título de cidadania a coronel da PM A Câmara Municipal de Belo Horizonte CMBH) entregou no dia 18 de junho o Título de Cidadania Honorária ao coronel da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Ildeu da Costa Pereira. A reunião solene foi solicitada e presidida pelo vereador Gêra Ornelas (PSB).

 “Saúdo o homenageado pelos relevantes serviços prestados por ele a Belo Horizonte”, disse o parlamentar. “Destaco aqui todos os cargos exercidos por Ildeu da Costa na PM até se tornar coronel, seu empenho nos estudos acadêmicos e também os estudos desenvolvidos na corporação. Gostaria de enfatizar ainda seu trabalho participativo em instituições como a Associação Cristã de Moços entre outras. Tudo isso simboliza a dedicação do coronel ao interesse público e esta solenidade simboliza o nosso reconhecimento a estes trabalhos”, disse Gêra Ornelas lembrando que o homenageado também recebeu a Medalha da Inconfidência. 

Ildeu da Costa Pereira comentou que vive há  60 anos na capital mineira e acrescentou que acompanhou o crescimento do município. “Senti muita emoção quando avistei Belo Horizonte de dentro de um avião e me encantei com a cidade. Estou feliz pelo reconhecimento ao comportamento que desenvolvi ao longo de uma vida. Sempre tentei acertar, sempre cultivei o respeito e a alegria em meu entorno. Agradeço ao vereador Gêra Ornelas, pela homenagem e pelos benefícios que tem trazido ao bairro Santa Efigênia. Agradeço o apoio de minha esposa durante toda uma vida”, falou.

Histórico

Nascido em Campestre em 1928, Ildeu da Costa Pereira formou-se em Educação Física, História e Geografia. Iniciou sua carreira militar em 1953 como aspirante a oficial. Após ter feito vários cursos na instituição, como o Curso Superior de Polícia (CSP) e o ADESG da Escola Superior de Guerra, assumiu o posto de coronel da PM em 1978. 

Foi instrutor de Formação de Soldados em 1954, fundador do Choque da PM em 1955, ajudante de Ordem do Presidente Juscelino Kubitschek em 1957, secretário de ensino na Academia da PM, em 1961 e comandante da Companhia de Cadetes em 1963.

O homenageado também foi fiscal administrativo do contingente do Quartel General, juiz presidente do Conselho Permanente da Polícia Militar e fundador e sub comandante do 13º Batalhão onde chegou ao cargo de comandante em 1972, dentre várias outras atividades importantes exercidas durante sua carreira militar.

Compuseram a mesa da reunião o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Antônio Sérvulo dos Santos; o prefeito de Campestre, Nivaldo Donizete Muniz; o presidente da União dos Policiais Reformados da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel PM Dorgival Olavo Guedes; coronel PM Zeder do Patrocínio, chanceler da Comissão da Medalha Coronel Fulgêncio; e o presidente do Clube dos Oficiais da PMMG, coronel PM Edvaldo Piccinini.

Informações no gabinete do vereador Gêra Ornelas (3555-1166/1167) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).

Data publicação: 
terça-feira, 23 Junho, 2009 - 21:00