Disponível em (https://www.cmbh.mg.gov.br)


Prestação de contas inédita na Câmara de BH

Assunto: 
CARNAVAL
Prestação de contas inéditas na Câmara de BH Por solicitação do coordenador da Frente Parlamentar Municipal em Defesa do Carnaval, vereador Hugo Thomé (PMN), a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas realizou audiência pública para que a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A (BELOTUR) prestasse conta dos gastos com o Carnaval 2009.

A reunião, que contou com a participação de representantes de diversas agremiações e pessoas envolvidas com a realização do carnaval, teve início às 17 horas, do dia 26 de março, no Plenário Helvécio Arantes.

Presidindo a reunião, o vereador Hugo Thomé ressaltou a importância de se prestar contas e avaliar o Carnaval 2009. Segundo ele, esta é uma forma de fazer com que o evento cresça e ganhe cada vez mais expressão na cidade. “É a primeira vez que a Câmara Municipal convoca a prefeitura para uma prestação de contas sobre o carnaval da cidade. Isso é importante porque diz respeito à aplicação de recursos públicos, feitos pela Belotur, nos eventos carnavalescos em toda Belo Horizonte”, afirmou.

Gastos

De acordo com Júlio Ribeiro Pires, foram gastos no Carnaval 2009 R$ 1.372.251, valor adquirido através de investimentos da própria prefeitura de Belo Horizonte, pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), entre outros parceiros. O diretor-presidente da Belotur afirmou que a verba foi dividida entre o Carnaval da Via 240, os Bailes das Regionais, o Carnafavela e o Pré-Carnaval. “A maior parte deste valor foi aplicado no desfile das Escolas e dos Blocos Caricatos. Foi positivo, também, o investimento nos outros eventos antes e durante o carnaval”, lembrou.

Júlio Pires ressaltou que naquela ocasião se limitaria à prestação de contas dos gastos com o Carnaval 2009 e que, qualquer esclarecimento sobre o evento propriamente dito, seria dado na próxima audiência, marcada para o dia primeiro de abril, na Câmara Municipal. O diretor-presidente da Belotur afirmou, ainda, que a Belotur aguarda a prestação de contas por parte das agremiações e Blocos que receberam investimentos. “Eles nunca deixam de prestar contas, para não correr o risco de ficar sem o repasse no próximo ano”, disse.

Mestre Afonso pediu para que a Belotur disponibilizasse a prestação de contas do Carnaval 2009 no site da Prefeitura, como forma de dar mais transparência aos gastos. O comentarista de Carnaval da Rádio Itatiaia lembrou que houve melhorias
Significativas no evento para este ano. “Em 50 anos acompanhando o carnaval em BH, é a primeira vez que vejo um movimento interno da Belotur em atender melhor o sambista”, afirmou. Em seguida Júlio Pires agradeceu a sugestão de Mestre Afonso sobre a prestação de contas.

Na ocasião, estiveram presentes ainda os vereadores Alexandre Gomes (PSB); Leonardo Mattos(PV) e Adriano Ventura (PT).

Informações nos gabinetes do vereadores Hugo Thomé (3555-1128/3555-1211) na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).

 

Data publicação: 
quinta-feira, 26 Março, 2009 - 21:00