Centro de saúde do Miramar conta com nova infra-estrutura
Assunto:
O posto, anteriormente denominado Centro de Saúde Miramar, recebeu o nome de Centro de Saúde Mauro de Araújo e atende cerca de 300 pessoas por dia. A mudança de denominação culminou em uma interessante Parceria- Público- Privada (PPP), que beneficia diretamente a comunidade da região. O centro de saúde do bairro Miramar, na região do Barreiro, ganhou recentemente um Playground da Longevidade.O playground dispõe de 12 aparelhos para que as pessoas acima de 40 anos possam fazer alongamentos e exercícios leves. No local há instruções sobre o uso adequado de cada aparelho, com sugestões de exercícios.
O centro de saúde também conta com nove consultórios médicos; salas de observação, curativo e vacina; farmácia e odontologia. A unidade mantém quatro Equipes de Saúde da Família (ESF), sendo cada uma composta por médico generalista, enfermeira, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. As ESF também trabalham com equipe médica de apoio, formada por pediatra e clínico-geral.
Mudança de nome
A alteração do nome, de Centro de Saúde Miramar para Centro de Saúde Eduardo Mauro de Araújo, é oriunda do projeto 1120/06, de autoria do vereador Ronaldo Gontijo (PPS), que originou a lei 9373/07. Eduardo Araújo é neto do fundador da drogaria, que leva o nome da família. Ele começou a trabalhar na empresa aos 15 anos e se tornou presidente da mesma de 1979 a 2004.
Segundo o parlamentar, Eduardo Araújo desenvolvia um forte trabalho social, à frente da Semana da Saúde, ação voltada aos interesses da população belo-horizontina. A adoção do nome Araújo gerou resultados satisfatórios. “ Com a mudança de nome, o atual presidente da drogaria resolveu adotar o centro de saúde”, comentou.
O vereador disse que não esperava que o reconhecimento das ações de um cidadão fosse resultar em uma PPP. “ É uma parceria vitoriosa, porque desencadeou em um processo positivo, e a população aderiu 100%”, frisou.
Ronaldo Gontijo destacou que a parceria só deu frutos, porque a empresa em questão tem histórico de responsabilidade social. “Com a adoção, o centro de saúde ganhou um playground e, além disso, um projeto paisagístico, que engloba gramado, plantas e flores. O parlamentar acrescentou que o playground já conta com voluntários do meio acadêmico, que auxiliam as pessoas que freqüentam diariamente o centro de saúde.
Diversas atividades marcaram a inauguração do local, entre elas, uma feira de saúde, promovida pela Drogaria Araújo e Serviço Social do Comércio (Sesc–MG) e aula de ginástica, oferecida pela Academia da Cidade e promovida pela Prefeitura. O Circuito da Saúde ofereceu medição de pressão arterial e glicose, além de orientações sobre saúde e avaliação do Índice de Massa corporal (IMC).
As crianças puderam participar da rua de lazer com brinquedos e teatro, pipoca, algodão doce, e um escovódromo, onde receberam orientações sobre a melhor maneira de escovar os dentes. O evento contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Helvécio Miranda e do vereador Ronaldo Gontijo. O evento ocorreu no dia 29 de março.
Informações no gabinete do vereador Ronaldo Gontijo (3555-1178-1179)
Data publicação:
terça-feira, 29 Abril, 2008 - 21:00