SEMINÁRIO

Avaliação e desafios da escola integrada reúnem especialistas na CMBH

Evento é promovido pelo gabinete do vereador Arnaldo Godoy (PT), autor da lei que instituiu a modalidade na capital mineira

segunda-feira, 9 Novembro, 2015 - 00:00

Uma escola em tempo integral, na qual o aluno permanece em dupla jornada, permitindo o acompanhamento de seu desempenho escolar e a prática de atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer, além de noções de informática e três refeições diárias. Instituído há dez anos na capital mineira, por iniciativa do vereador Arnaldo Godoy (PT), o modelo foi visitado e elogiado por organismos internacionais. Para avaliar a experiência e apresentar sugestões para sua ampliação e aprimoramento, o parlamentar promove nos próximos dias 11 e 12/11, a partir das 8h30, o seminário “10 anos da escola integrada: avaliação e desafios”.

Professor licenciado do Instituto São Rafael, Godoy se declara um defensor da educação como “prioridade das prioridades” na construção de um país soberano, justo e humanizador. Ainda na década de 70, participou da fundação da União dos Trabalhadores do Ensino (UTE) que, nos anos 90, deu origem ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais (Sind-UTE). Em sua ação parlamentar, destaca-se proposição que deu origem à Lei 8.975, que institui a Escola de Tempo Integral, na qual o aluno permanece em dupla jornada, com acompanhamento escolar, atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer, além de três refeições diárias.

Para a efetivação do Programa Escola Integrada, o tempo de aula foi ampliado de quatro para nove horas diárias, no intuito de desenvolver, além do trabalho em sala de aula, o potencial educativo existente no entorno da escola. Além do currículo regular, o modelo prevê que os estudantes participem de oficinas de artes, dança, horticultura, brincadeiras, contação de histórias, jogos, informática, reforço escolar, leitura, inglês e cidadania, entre outras possibilidades. Uma das pioneiras da educação integral no Brasil, Belo Horizonte tornou-se uma referência nacional e internacional na modalidade.

Inaugurada em março de 2005, a Escola Municipal Monteiro Lobato, no Bairro São Marcos, visitada e elogiada por representantes da ONU, foi a primeira totalmente concebida para funcionar em tempo integral. No final de outubro, Godoy visitou as escolas municipais Dom Jaime de Barros Câmara, no Carlos Prates, e Monsenhor Artur de Oliveira, no Caiçara, para conhecer as experiências que professores, educadores e alunos desenvolvem no Programa. Entre os dias 3 e 7 deste mês, ele acompanhou ainda os trabalhos do VIII Fórum de Educação Integral, realizado pela prefeitura de Belo Horizonte.

Programação

11 de novembro (Quarta-feira)

8h30 – Abertura
Arnaldo Godoy – Autor da Lei da Escola de Tempo Integral
Macaé Evaristo – Secretária Estadual de Educação
Sueli Baliza – Secretária Municipal de Educação
Maria do Pilar Lacerda – Ex-Secretária Municipal de Educação

9h15 – “A 1ª Experiência da Escola de Tempo Integral em BH” 
Ex-diretoras da Escola Monteiro Lobato

 9h45 – “A Escola Integrada Hoje”  
Arminda Aparecida de Oliveira – Gerente de Educação Integral

10h15 – “Estudos Acadêmicos sobre a Experiência da Escola Integrada em BH” 
Lucinha Alvarez – TEIA / UFMG

10h45 –  Palavra Franca

12 de novembro (Quinta-feira)

8h30 – “Olhar da Escola”
1ª Professora Comunitária da Escola Integrada União Comunitária
Coordenadores das Escolas Aurélio Pires e Paulo Freire

9h30 – “Olhar do Agente Cultural”
Agentes culturais da Escola Ulysses Guimarães e do POEINT – Polo das Escolas Integradas do Barreiro

10h00 – “Olhar da Família” 
Mãe de aluno da Escola Professora Eleonora Pieruccetti

10h15 – “Olhar do autor da Lei da Escola de Tempo Integral”
Impressões e propostas das visitas realizadas nas Escolas Municipais de Belo Horizonte

11h00 – Palavra Franca

11h45 – Encaminhamentos finais

Superintendência de Comunicação Institucional