RESTRIÇÕES TEMPORÁRIAS

Obras e ampliação da segurança alteram acesso à sede da Câmara de BH

Requalificação da Praça da Constituição e mudanças na segurança já estão em execução. População e imprensa seguem com acesso ao prédio

terça-feira, 31 Janeiro, 2023 - 11:00

Foto: Bárbara Crepaldi / CMBH

Em função das obras de requalificação da Praça da Constituição, localizada na portaria principal da Câmara Municipal de Belo Horizonte (Av. dos Andradas, 3.100), que terão início nos próximos dias e exigirão a instalação de tapumes, o acesso do público em geral e da imprensa ao Palácio Francisco Bicalho, sede do Legislativo Municipal, será feito exclusivamente pela entrada da Rua Tenente Anastácio de Moura (altura do nº 171), na lateral da CMBH. As obras vão abarcar ainda o Espaço de Convivência da portaria localizada na Rua Expedicionário Nilo Seabra, cujo acesso também está fechado. A entrada pela Avenida Churchill (nos fundos do prédio) continua aberta e será utilizada apenas para aqueles que quiserem ter acesso ao Núcleo de Cidadania e ao Restaurante Popular da Câmara, que volta a funcionar nesta quarta-feira (1º/2).  Além da reforma, todo o sistema de raio-x que existia nas portarias será substituído, visando à segurança de cidadãos, parlamentares e servidores.

A Presidência da Câmara de BH se desculpa em relação ao acesso reduzido temporário e se justifica, sobretudo à imprensa, diante das orientações em relação às restrições, dadas pelos responsáveis pela segurança do Poder Legislativo. O sistema de raio-x existente não funcionava há anos e uma manutenção exigiria licitação; contudo, não há registro de entrada do material no patrimônio do prédio por razões desconhecidas. Várias providências estão sendo tomadas para que seja adquirido um sistema atualizado de segurança, aos moldes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que não coloque em risco quem acessa o prédio.

No mês de janeiro teve início um teste de fluxo diante da obra de requalificação da Praça da Constituição. A entrada de jornalistas no Plenário Amynthas de Barros, comunicada pela presidência à imprensa, está condicionada à mudança regimental, que será aprovada em uma das dez reuniões do Plenário realizadas no mês de fevereiro. O cadastro para profissionais de imprensa já está disponível na Superintendência de Comunicação Institucional da CMBH.

Superintendência de Comunicação Institucional