ORDEM DO DIA

PL que amplia transparência de empréstimos da PBH pode ser votado em 2º turno

Prioridade de matrícula para irmãos na mesma escola também está na pauta do Plenário desta segunda, em 1º turno

sexta-feira, 2 Dezembro, 2022 - 15:00

Foto: SMED/PBH

Facilitar a análise de pertinência e a fiscalização de empréstimos contratados pela Prefeitura e reduzir o tempo e os custos das famílias na condução dos filhos à escola são os objetivos dos dois projetos de lei que podem ser votados no Plenário na reunião desta segunda-feira (5/12), a partir das 14h30, no Plenário Amynthas de Barros. Assinado pelos vereadores do Novo e Wilsinho da Tabu (PP), o PL 310/2022 prevê que, ao solicitar autorização da Câmara para contratar empréstimos, será necessário, entre outras condições, informar a motivação para execução da obra, aquisição de bem ou contratação de serviço a que os recursos se destinam; apresentar projeto emitido por técnico responsável contendo o cronograma; e indicar as fontes de recurso para pagamento da dívida. O PL 350/2022, por sua vez, estabelece a prioridade da matrícula de irmãos na mesma instituição educacional, evitando que precisem estudar em unidades diferentes, o que onera os responsáveis e favorece a evasão escolar.

Caso o PL 310/2022, de Fernanda Pereira Altoé, Marcela Trópia, Braulio Lara e Wilsinho da Tabu, seja aprovado em 2º turno no Plenário e sancionado pelo prefeito Fuad Noman (PSD), o Executivo deverá, a partir da entrada da lei em vigor, explicar antecipadamente como e onde pretende aplicar os recursos contratados. Aprovado em 1º turno com 39 votos favoráveis e 1 abstenção, o texto recebeu um substitutivo da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas. O novo texto proposto pelo líder de governo Bruno Miranda (PDT), relator do PL, exclui a necessidade de envio do projeto e do cronograma e substitui ‘empréstimo’ por ‘operações de crédito’, termo utilizado na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Resolução 43/2001 do Senado. “Os processos de contratação de crédito passam por uma série de etapas em várias instâncias externas ao Município, tendo que seguir o estabelecido no Manual de Instrução de Pleitos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)”, explicou.

Ao defender a aprovação do PL pelo Plenário no 1º turno , Marcela Trópia lembrou o pedido de contratação de empréstimo para conclusão das obras na Avenida Vilarinho, em Venda Nova, que, segundo ela, não fazia sequer menção ao local, e enfatizou que quanto mais informações o Legislativo tiver mais efetiva será a fiscalização. Na ocasião, o vereador Ciro Pereira (PTB) lembrou que, mesmo sem a autorização do empréstimo, a obra foi concluída. “Então, para que o Kalil queria o dinheiro?”, questionou. Fernanda Altoé afirmou que, se o empréstimo for bom para a cidade, certamente será autorizado pelo Legislativo. Única a se abster de votar, Iza Lourença (Psol) alegou preferir esperar a discussão do PL no 2º turno para se posicionar. Para serem aprovados, o PL ou o substitutivo exigem o voto favorável de dois terços dos parlamentares (28).

Irmãos na mesma escola

PL 350/2022, de Marcela Trópia, Nikolas Ferreira (PL), Professora Marli (PP) e Reinaldo Gomes Preto do Sacolão (MDB), que aguarda a decisão do Plenário em 1º turno, pretende garantir o direito de prioridade de matrícula de irmãos na mesma unidade escolar, condicionada à existência, na instituição, de turmas nos níveis educacionais pretendidos. A proposta também se aplica a estudantes que possuam os mesmos representantes legais, em razão de guarda, tutela ou processo de adoção em andamento. Segundo os autores, “dar efetividade a esse direito traz conforto e economia às famílias, uma vez que a matrícula em unidades distintas pode trazer custos adicionais de deslocamento e contratempos logísticos”. 

O PL obteve o aval das Comissões de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo; e de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor. Em resposta a pedido de diligência da Comissão de Administração Pública, a Secretaria Municipal de Educação ressaltou o mérito da proposição, amparada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considerando que a medida contribui para a regulamentação do dispositivo em âmbito municipal e “reforça a efetiva participação, interesse e compromisso dos parlamentares”. 

A inclusão das matérias na pauta de dezembro foi indicada, respectivamente, pela bancada do PP e pelo Bloco Democrático Independente, liderado por Reinaldo Preto do Sacolão, na última reunião do Colégio de Líderes..

Superintendência de Comunicação Institucional