VISITAS TÉCNICAS

Nesta semana, comissão vai inspecionar 12 centros de saúde em três regionais

Recursos humanos, qualidade do atendimento, estrutura física e insumos serão verificados nas Regiões Noroeste, Leste e Pampulha

segunda-feira, 16 Maio, 2022 - 17:15
Profissional de saúde verifica batimento cardíaco de paciente deitada.

Foto Karoline Barreto/CMBH

Equipamentos, insumos, recursos humanos, estrutura física e qualidade do atendimento são itens em pauta em visitas técnicas a 12 centros de saúde que serão realizadas pela Comissão de Saúde e Saneamento entre os dias 17 e 19 de maio. Nesta terça-feira (17/5), serão verificados os Centros de Saúde Bom Jesus (às 8h30), Pedreira Prado Lopes (9h45), Santos Anjos (11h) e São Cristóvão (12h15), na Região Noroeste. Na quarta-feira (18/5), está agendada a avaliação dos Centros de Saúde Alto Vera Cruz (8h), Granja de Freitas (9h), Taquaril (10h) e Novo Horizonte (11h), na Região Leste. A agenda se encerra na quinta-feira (19/5), com a fiscalização de três equipamentos da Região Noroeste: Centros de Saúde Coqueiros (8h30), Glória (9h45) e Pindorama - Elza Martins (11h). A última visita, também na quinta, será no Centro de Saúde Santa Amélia (14h), situado na Pampulha. Secretaria Municipal de Saúde, Administrações Regionais e gerentes dos centros de saúde foram convidados para acompanhar as visitas.  
 
Na terça-feira (17/5), a pedido de José Ferreira (PP), a comissão realiza visitas técnicas a quatro centros de saúde da Região Noroeste com o objetivo de averiguar as condições de funcionamento, do corpo técnico, de estrutura física, de equipamentos e insumos dos locais. O vereador afirmou que "a população vem se queixando, sistematicamente, da demora no atendimento médico e da falta de profissionais”. As atividades terão início com visita às 8h30, ao Centro de Saúde Bom Jesus, localizado na Rua Bernardo Cisneiros, 659, Bairro Bom Jesus. Às 9h45 está agendada visita ao Centro de Saúde Pedreira Prado Lopes, que se situa na Rua Mendes de Oliveira, 325-B, Bairro Santo André. Depois disso, às 11h, José Ferreira realiza vistoria ao Centro de Saúde Santos Anjos, localizado na Rua Misótis, 15-B, Bairro Caiçaras. A agenda do dia será finalizada às 12h15, com visita ao Centro de Saúde São Cristóvão, localizado na Rua Itapecerica, 555, Bairro Lagoinha. Para todos os eventos, foram convidados a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, e o coordenador de Atendimento Regional Noroeste, Felipe Santos Ferreira. 
 
Região Leste
 
As condições estruturais e de atendimento de centros de saúde da Região Leste serão avaliadas pela comissão na quarta-feira (18/5), a pedido de Marcos Crispim (PP). As visitas começam às 8h, com a ida ao Centro de Saúde Alto Vera Cruz, que fica na Rua General Osório, 959, Bairro Alto Vera Cruz. Às 9h, está agendada visita ao Centro de Saúde Granja de Freitas, que fica na Rua São Vicente, 405, Bairro Granja de Freitas. Crispim realiza, ainda, duas visitas a centros de saúde do Bairro Taquaril. O Centro de Saúde Taquaril, localizado na Rua Desembargador Bráulio, 2.200, recebe a comissão às 10h, e o Centro de Saúde Novo Horizonte, situado na Rua Pedro Alexandrino de Mendonça, 12, será visitado às 11h. 
 
O vereador explicou que as visitas têm o objetivo de verificar a falta de insumos e recursos humanos necessários dos centros de saúde para a garantia do direito à saúde dos moradores da região. Marcos Crispim cita dois artigos que asseguram o direito à saúde na Constituição Federal de 1988: o art. 6° estabelece como direitos sociais fundamentais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância.; e o art. 196, que reconhece a saúde como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. O vereador conclui que o direito à saúde contemplado nesses artigos manifesta a proteção constitucional à dignidade da pessoa humana por estar intimamente atrelado ao direito à vida.  
 
Para todas as visitas do dia, foram convidados a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, o coordenador de Atendimento Regional Leste, José Henrique Neto, e os seguintes gerentes dos centros de saúde: Edna de Deus Oliveira Maia (Centro de Saúde Alto Vera Cruz), Aparecida de Fátima de Carvalho (Centro de Saúde Granja de Freitas), Wanderson de Souza Leal (Centro de Saúde Taquaril) e Luisa Maria Furbeta Boeri (Centro de Saúde Novo Horizonte). 
 
Noroeste e Pampulha
 
Na quinta-feira (19/5), estão previstas três visitas técnicas a centros de saúde da Região Noroeste e a um da Pampulha. As visitas realizadas na Região Noroeste foram solicitadas por José Ferreira com o objetivo de conferir a estrutura física, equipamentos, insumos, corpo técnico e condições de funcionamento dos equipamentos. Às 8h30 será realizada visita técnica ao Centro de Saúde Coqueiros, localizado na Rua Eneida, 1.583, Bairro Coqueiros. Em seguida, às 9h45, está prevista visita ao Centro de Saúde Glória, localizado na Rua Eneida, 955, Bairro Glória. A agenda de visitas na Região Nororeste tem encerramento às 11h, com visita técnica ao Centro de Saúde Pindorama - Elza Martins, localizado na Rua Rutilo, 96, Bairro Pindorama. As presenças previstas são do coordenador de Atendimento Regional Noroeste, Felipe Santos Ferreira, e da secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro. 
 
À tarde a comissão vai ao Centro de Saúde Santa Amélia, localizado na Rua Engenheiro Pedro Bax, 220, Bairro Santa Amélia, Pampulha. A visita, marcada para 14h, foi solicitada pelo vereador Dr. Célio Frois (PSC) com a finalidade de verificar as condições estruturais e a qualidade do atendimento aos usuários do local. 
 
Superintendência de Comunicação Institucional