REGIÃO METROPOLITANA

Câmaras da RMBH debatem serviços de água e esgoto na segunda

Presidentes das câmaras municipais da região apresentarão suas demandas à Copasa, à Arsae e ao governo estadual

sexta-feira, 20 Maio, 2022 - 18:45

Imagem de Katja Just por Pixabay

Os serviços de abastecimento de água, tratamento de esgoto e os investimentos em saneamento básico na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) serão discutidos, na segunda-feira (23/5), às 10h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Além dos presidentes dos Poderes Legislativos da região, o encontro deverá reunir representantes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e das Secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Na reunião, conduzida pela presidente Nely Aquino (Pode), cada município deverá apresentar suas demandas sobre os temas em foco e, a partir das discussões, será produzido um documento único a ser entregue aos órgãos estaduais participantes.

A reunião desta segunda-feira dará continuidade aos debates entre presidentes das câmaras municipais da RMBH ocorrido no dia 6 de maio. Na ocasião, foram apresentadas demandas relativas à melhoria nos serviços de abastecimento de água, à manutenção das redes coletoras, bem como sobre a necessidade de soluções para questões ambientais consideradas graves, como o lançamento de esgoto não tratado nos rios.

Acesso aos serviços

Atualmente, a RMBH convive com uma disparidade entre os municípios no que tange ao acesso a serviços adequados de abastecimento de água, bem como de esgotamento sanitário. Enquanto as cidades de Esmeraldas, Confins, Taquaraçu de Minas e Mário Campos não contam com esgotamento sanitário, Belo Horizonte e Contagem têm, respectivamente, 93,7% e 81,67% de suas populações atendidas por serviços de coleta de esgoto, conforme dados divulgados em março deste ano e que constam da 14ª edição do Ranking do Saneamento, publicado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados.

Em relação ao acesso adequado à água, a 14ª edição do Ranking do Saneamento aponta que 95,42% de Belo Horizonte é atendida pelo serviço de abastecimento, enquanto que em Contagem, 87,59% contam com o serviço. Por outro lado, Mário Campos, município com a segunda maior vazão espontânea do mundo em água, sofre com a falta d’água encanada. Sobre o tema, o presidente da Câmara Municipal de Brumadinho, Daniel Freitas (Cidadania), afirmou, no encontro do dia 6 de maio, que o desabastecimento de água é constante em sua cidade, o que faz com que essa seja uma pauta cuja resolução demanda medidas urgentes.

De acordo com o Panorama de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em outubro do ano passado, apenas 69,88% da população total de Brumadinho (incluindo moradores de áreas urbanas e rurais) é atendida pelo abastecimento de água. Já em relação apenas à população urbana do município, 82,9% dela tem acesso ao serviço.

Superintendência de Comunicação Institucional