AUDIÊNCIA PÚBLICA

Construção de viaduto no Bairro Tirol volta à pauta da Câmara na quinta-feira

Projeto arquitetônico da obra, reivindicada há anos por moradores e motoristas, está pronto e aguarda autorização 

terça-feira, 7 Dezembro, 2021 - 14:00

Imagem: Google Street View

O Bairro Tirol, no Barreiro, é passagem obrigatória para acesso a bairros vizinhos e a diversos municípios da Região Metropolitana (RMBH), o que gera um intenso fluxo de veículos e frequentes congestionamentos de trânsito nos horários de pico. A necessidade e a urgência da implantação do viaduto que vai ligar o Tirol aos Bairros Lindeia, Regina e adjacências, reduzindo a circulação nos pontos mais críticos, será tema de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário na quinta-feira (9/12). O encontro, que reunirá representantes do poder público, das comunidades afetadas e da empresa MRS Logística, responsável pela obra, terá início às 13h30, no Plenário Camil Caram, e será transmitido ao vivo pelo Portal CMBH. Cidadãos interessados já podem enviar comentários, perguntas e sugestões aos participantes.

Em audiência que tratou do tema no dia 18 de novembro, também requerida por Irlan, a empresa MRS Logística, responsável pela construção do viaduto que vai ligar os Bairros Tirol, Lindéia e Regina, esclareceu que a obra, de grande porte, vem sendo debatida com a Prefeitura desde a gestão do ex-prefeito Marcio Lacerda, já o tem projeto executivo pronto e aguarda apenas a aprovação do DNIT e do Tribunal de Contas para iniciar as atividades. Na ocasião , foi deliberada a realização desta nova audiência, destinada à apresentação e discussão do projeto arquitetônico. A intervenção, segundo especialistas e moradores, vai gerar melhorias significativas no trânsito destes bairros adjacentes. Em razão da posição limítrofe com municípios vizinhos de alta densidade populacional, o fluxo de veículos é intenso, resultando em constantes congestionamentos nos horários de pico, causando transtornos aos motoristas e às comunidades locais.

Para participar do novo encontro, são aguardados o consultor ferroviário e representante da MRS Logística, Sérgio Henrique Carrato; o presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Diogo Prosdocimi; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão; o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho; o coordenador de Atendimento da Regional Barreiro, Walmir Anselmo Mattos; e os presidentes da Associação de Moradores do Bairro Tirol Ativo, Edson Amorim; da Associação Comunitária Conjunto Túnel de Ibirité, Glauber Barcelos Gomes; e da Associação Crescer Social, Webson Robson da Silva. 

Superintendência de Comunicação Institucional