BAIRRO ITAPOÃ

Intervenções viárias podem garantir mais segurança nas imediações de escola

Em visita técnica, Comissão de Sistema Viário garantiu que projeto da BHTrans será apresentado à direção da Escola Lídia Angélica

quarta-feira, 9 Outubro, 2019 - 21:45

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A entrada e saída de alunos da Escola Municipal Lídia Angélica, no Bairro Itapoã, na Pampulha, tumultua o trânsito, dificulta o acesso à região e compromete a segurança dos estudantes.  A reclamação é de moradores locais que reivindicam a implantação de mão única na rua onde funciona o estabelecimento de ensino para solucionar o problema. Com o objetivo de verificar a situação, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário visitou o local nesta quarta-feira (9/10), por solicitação da presidente da Câmara, vereadora Nely Aquino (PRTB).

A Escola Lídia Angélica ocupa uma área de aproximadamente 2.360 m², na Rua Coronel Índio do Brasil, entre as Ruas Desembargador Custódio Lustosa e Desembargador Lincoln Prates.  Estão matriculados mais de mil alunos, distribuídos em dois turnos; 260 alunos participam da escola integrada e frequentam os dois turnos. A escola faz divisa com o Parque Lagoa do Nado.

Segundo o técnico da BHTrans, Aloísio César, já existe um projeto para o local visando garantir mais segurança para os alunos e que “a Lídia Amélia está incluída no Projeto Escola Segura”. Está prevista uma área de estacionamento, na Rua Desembargador Lincoln Prates, destinada a embarque e desembarque de alunos que dependem de transporte dos responsáveis. O projeto prevê também faixas de travessia, instalação de gradil entre o estacionamento e a escola e uma nova sinalização. Para veículos de transporte escolar e de professores está prevista uma área de estacionamento na Rua Custódio Lustosa. Ele frisou que é inviável, por motivos técnicos, transformar a Rua Coronel Índio do Brasil em mão única, como reivindicam os moradores.

O assessor da presidência da BHTrans, Marcos Vinicius, informou que vai agendar uma visita à escola para apresentar o projeto de intervenção e que qualquer ação que for implementada será acompanhada de uma campanha educativa e de fiscalização.  Ele sugeriu que a escola comece uma campanha interna de esclarecimento e de conscientização.  “A mudança de comportamento é mais difícil que a formação”, frisou.

Nely Aquino disse que vai acompanhar os desdobramentos da visita e que considera viável o projeto existente na BHTrans. “Talvez precise de alguns ajustes. Os projetos envolvendo escolas são considerados prioritários pela Prefeitura”, frisou.

Também participaram da visita o vice-diretor da Escola Municipal Lídia Angélica, José Carlos Moreira, e a coordenadora da Regional Pampulha, Neusa Fonseca. 

Superintendência de Comunicação Institucional

        

Visita técnica para verificar a viabilidade técnica para implantação de mão única para a Rua Coronel Índio do Brasil, no Bairro Itapoã - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário