VISITA TÉCNICA

Jovens improvisam pista de mountain bike no Parque Alfredo Sabetta

Comissão buscará apoio do poder público para manutenção e realização de melhorias na área, que fica no Barreiro

quinta-feira, 18 Outubro, 2018 - 13:45
Pista de mountain bike no Parque Ecológico Padre Alfredo Sabetta, conhecido como Parque Teixeira Dias

Foto: Diego Patrick

Oito jovens aproveitaram uma área não urbanizada do Parque Ecológico Padre Alfredo Sabetta (Região do Barreiro), capinaram o local e improvisaram uma pista de mountain bike de quase 1,5 km, que fez sucesso e atualmente vem sendo utilizada por cerca de 20 pessoas diariamente. Entretanto, a manutenção vem sendo feita manualmente pelos usuários, que precisam de máquinas para capina. Também há outras demandas, como sinalização da pista e tela de proteção. Para conhecer a iniciativa e buscar alternativas, na próxima terça-feira (23/10), às 10 horas, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo fará uma visita técnica ao parque, localizado na Rua Antônio Teixeira Dias, 990, no Bairro Teixeira Dias.

O solicitante da vistoria, vereador Wesley da Autoescola (PRP), pretende conseguir apoio junto à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). “A iniciativa desses jovens tem atraído a vizinhança para a prática do esporte, e a pista exige melhorias que não estão ao alcance da comunidade. Entendemos que, a partir do conhecimento dessa ação, possam ser estudadas formas de dar suporte e incentivo a esses jovens”, explicou o parlamentar.

Estrutura

O Parque Ecológico Padre Alfredo Sabetta, também conhecido como Parque Teixeira Dias, foi criado em 1999 e parcialmente implantado em 2003, por meio de compensação ambiental da Companhia de Trens Urbanos (CBTU). Ele possui uma área urbanizada, com pista de caminhada, bancos, brinquedos, academia a céu aberto e uma quadra esportiva. Resta uma grande área com declividade variável ainda não urbanizada ou ocupada, utilizada pelos jovens para implantar a pista. Com aproximadamente 54.000 metros quadrados, o parque situa-se em terreno de altitudes variando de 975 a 1.035 metros.

São esperados para a visita: o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado Júnior; o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Sousa; e o representante dos participantes do projeto, Jackson Geraldo de Oliveira.

Superintendência de Comunicação Institucional