SAÚDE E SANEAMENTO

Projeto propõe uso de motocicletas para agilizar atendimento do SAMU

Foi registrado o recebimento de relatório da equipe de consultoria da Casa sobre visita técnica a unidade de saúde no Renascença

quarta-feira, 26 Julho, 2017 - 19:00
Reunião Ordinária da Comissão de Saúde em 26 de julho

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Na reunião ordinária desta quarta (26/7), recebeu parecer pela aprovação em 1º turno na Comissão de Saúde e Saneamento o PL 265/17, de autoria do vereador Doorgal Andrada (PSD), que propõe a criação de Equipes de Apoio Motorizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Relatório elaborado pela consultoria técnica da Casa, referente a visita técnica a centro de saúde no Bairro Renascença, foi encaminhado à comissão.

Tramitando em 1º turno, o texto de Doorgal Andrada prevê a utilização de motocicletas para levar médicos e socorristas mais rapidamente aos locais de atendimento, bem como facilitar o encaminhamento e localização exata de endereços em apoio aos atendimentos feitos pelas ambulâncias. O condutor deverá ser legalmente habilitado para condução de motocicletas ou automóveis, possuir curso de primeiros socorros ou afins da área médica e ter cursado no mínimo ensino médio completo ou curso técnico na área de saúde.

Em sua justificativa, o parlamentar aponta o grande aumento do número de veículos no município, que tornam cada dia mais difícil o trânsito de ambulâncias pelas ruas da capital, acarretando em atraso na chegada ao local do acidente. A ideia da proposta é evitar que as viaturas deixem de atender as urgências em tempo hábil por conta da dificuldade de deslocamento pelas ruas da cidade, bem como atender às ocorrências de forma mais célere. Avaliando o mérito da proposição, que já recebeu parecer pela constitucionalidade e legalidade na Comissão de Legislação e Justiça, o relator Bim da Ambulância (PSDB) também considerou os problemas advindos do excesso de veículos que circulam pelas ruas da capital, o que dificulta o deslocamento das ambulâncias, impedindo um atendimento médico mais rápido e eficaz e aumentando a chance de sequelas graves e até mesmo da perda de vidas.

Relatório de visita técnica

Antes do encerramento, a comissão registrou o encaminhamento, pela consultoria técnica da área de saúde da Casa, do relatório elaborado após a visita técnica ao Centro de Saúde Alcides Lins, localizado à Rua Panema, nº 275, no Bairro Renascença. A vistoria, realizada no último dia 11 de julho, foi solicitada pelo vereador Edmar Branco (PTdoB), por meio do Requerimento de Comissão (RC) 751/17.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id= 72157684163666073,size=s]