RIBEIRO DE ABREU

Centro de saúde precisa de reforma, segurança e medicamentos

Vereadores reforçam necessidade de melhorias da unidade, contemplada no plano de obras da PBH

terça-feira, 27 Junho, 2017 - 17:00
Comissão de Saúde, gestores e comunidade em visita técnica ao Centro de Saúde Ribeiro de Abreu

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Falta de manutenção, pouco espaço físico, remédios escassos e insegurança foram problemas constatados pela Comissão de Saúde e Saneamento, em visita técnica ao Centro de Saúde Ribeiro de Abreu, na Região Nordeste, nesta terça-feira (27/6). Os vereadores informaram gestores e representantes da Comissão de Saúde Local que encaminharão ofício à Secretaria Municipal de Saúde, visando discutir alternativas para as questões apuradas.

Na sala de curativos, faltam ataduras e armários, além de melhor ventilação; na farmácia, sinais de infiltração; e no consultório odontológico, pouco material para moldagem de prótese e gesso, e cadeiras precisam ser trocadas. Insumos como café, açúcar e sabão também estão em falta na unidade. A recepção também precisa de melhorias para ordenar os guichês de atendimento. Em relação aos medicamentos, não há estoque de Levotiroxina 100mg, Carbonato de Cálcio, Amitriptilina, Diazepan, Glibenclamida, Hidralazina e Nitrazida.

De acordo com a gerente do Centro de Saúde Ribeiro de Abreu, Jacqueline Rodrigues Costa, a unidade foi uma das quatro contempladas pela prefeitura na Administração Regional Nordeste para a realização de obras. Segundo ela, foram priorizadas, no posto, a reforma de janelas, grades e do portão de entrada e a pintura.

Conforme explicou a gerente do Distrito Sanitário Nordeste, Cristina Coelho, devido ao corte de gastos, foi suspenso o café ofertado pela PBH a todos os centros de saúde da cidade, para evitar que fossem feitos cortes na assistência. A gestora salientou, ainda, a priorização da capacitação e manutenção do quadro completo de funcionários.

Pessoal e espaço físico

O Centro de Saúde Ribeiro de Abreu possui três equipes do Programa Saúde da Família (PSF), incluindo médico, enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, e 12 ACSs em atividade (e outros 3 ACSs em falta) e oito ACEs. A equipe de apoio é composta por um clínico, um pediatra e um ginecologista. O Nasf, que atende a mais de um centro de saúde, conta com fisioterapia, terapia ocupacional e serviço social . O posto possui nove consultórios, além da odontologia. Com cerca de 2,2 mil usuários cadastrados, o Centro de Saúde Ribeiro de Abreu realiza cerca de 450 atendimentos por dia. Usuários elogiaram os funcionários e o serviço prestado no posto.

Conforme relatou a Comissão Local de Saúde, o centro precisa de ser ampliado e já existe um espaço doado à PBH para este fim.

Mais segurança

A segurança foi apontada como problema crucial a ser enfrentado, registrando-se a ocorrência de assalto. De acordo com a gerente do Distrito Sanitário Nordeste, Cristina Coelho, este é o único centro de saúde que possui porteiro, mas, como a Guarda Municipal foi retirada das unidades, são realizadas apenas rondas no local. Desta forma, a PBH buscará outra alternativa para ampliar a segurança nas unidades de saúde.

Encaminhamentos

Para o vereador Edmar Branco (PTdoB), que solicitou a visita, o objetivo da vistoria foi subsidiar e reforçar, junto à Secretaria Municipal de Saúde, a necessidade de reforma da unidade, já prevista pelo Executivo, a fim de melhorar a qualidade do atendimento aos usuários e as condições de trabalho dos funcionários. Segundo o vereador, a segurança é um tema comum em todas as visitas técnicas a centros de saúde. “Encaminharemos ofício ao Executivo solicitando reunião com o prefeito, a fim de fazer uma discussão ampla sobre segurança, e para solucionar, o mais breve possível, a questão da falta de medicamentos e dos instrumentos de trabalho”, informou.

O vereador Flávio dos Santos (PTN), membro da Comissão de Saúde e Saneamento que acompanhou a atividade, falou sobre a importância da aproximação do Legislativo com a população, proporcionada pelas visitas técnicas. Aproveitando a passagem pelo centro e a presença da Comissão de Saúde Local, o parlamentar fez um alerta sobre os riscos do uso do cerol e das linhas chilenas nos papagaios e pipas, comuns nesta época do ano.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157682765028103,size=s]