ANIMAIS SILVESTRES

Em visita técnica, comissão avalia centro de triagem do Ibama

Representantes do órgão foram questionados acerca das instalações e salubridade do local

quarta-feira, 8 Março, 2017 - 17:15

Foto: Rafa Aguiar/Câmara de BH

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana realizou na manhã desta quarta-feira (8/3), visita técnica ao Ibama, a fim de conhecer as instalações físicas e o tratamento recebido pelos animais que são apreendidos e encaminhados ao órgão pelas autoridades policiais. Após receber denúncias de supostos maus-tratos, o requerente da visita, vereador Osvaldo Lopes (PHS), analisou o funcionamento do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), e reconheceu que o equipamento realiza um importante papel em prol destes animais.

Gerido em conjunto com o Ibama e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Cetas de Belo Horizonte recebe, em média, 10 mil animais por ano. É para lá que são enviados os espécimes apreendidos do tráfico de animais silvestres e da guarda doméstica ilegal, além de exemplares feridos ou resgatados em meio urbano e rodovias. Após receber, identificar, marcar, triar e reabilitar esses animais, é decidido o destino final: aqueles que se encontram novamente em condições de voltar ao seu habitat natural são soltos.

Reabilitação

De acordo com o analista ambiental do Ibama, Daniel Vilela, assim que os animais chegam ao Cetas, são recebidos por uma equipe de biólogos e veterinários que cuidam da reabilitação dos indivíduos e, posteriormente, providenciam que sejam devolvidos à natureza ou encaminhados para criadouros. Vilela afirmou que o objetivo da instituição não é mantê-los de forma definitiva no local, mas sim em situação transitória. Ele também revelou que o Cetas de Belo Horizonte é o que mais recebe animais nestas condições em todo o país e lembrou que “o lugar destes animais é na natureza e não aprisionados”.

Para o vereador Osvaldo Lopes, a visita técnica possibilitou o levantamento de informações necessárias para averiguação das denúncias e sanou dúvidas relativas ao recebimento destes animais. Apesar de parabenizar o trabalho de toda a equipe, Lopes destacou que eles precisam de apoio para conseguirem melhorar a infraestrutura do local. O vereador colocou a comissão à disposição do Ibama, afirmando o interesse do legislativo em contribuir com a melhoria das condições do local, em favor do bem estar da fauna silvestre.

Superintendência de Comunicação Institucional