Notícias

Comissão aprova audiências para discutir questões administrativas da capital

Comissão aprova audiências para discutir questões administrativas da capitalA Comissão de Administração Pública aprovou na reunião desta segunda-feira (4) duas audiências públicas referentes à administração de Belo Horizonte.

Comissão aprova audiências para discutir questões administrativas da capitalA Comissão de Administração Pública aprovou na reunião desta segunda-feira (4) duas audiências públicas referentes à administração de Belo Horizonte. A primeira vai discutir questões relativas à Secretaria Municipal de Regulação Urbana e a seguinte a subdivisão das Regionais Administrativas do Município. Os vereadores também aprovaram pareceres a 14 projetos de lei sujeitos à apreciação da Comissão.

A audiência requerida pelo vereador Hugo Thomé (PMN) irá abordar questões da Secretaria Municipal de Regulação Urbana como o atendimento ao público, andamento de processos e seus despachos, além do cumprimento de prazos. O encontro será no dia 18 de abril, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes.

Já a audiência para discutir a subdivisão das regionais, solicitada pela vereadora Neusinha Santos (PT), ocorre no dia 25 de abril, às 13h, em local que ainda será definido.

Projetos aprovados

A Comissão deu parecer favorável, em 1º turno ao PL 1419/2011, de autoria de ‘Paulinho Motorista’ (PSL), que institui o Programa de Reaproveitamento de Águas provenientes de lavatórios, banheiros e chuvas. Conforme o vereador, o programa ajudará a reduzir o consumo de água, diminuir a vazão na rede de esgoto e é ecologicamente sustentável, comr baixo custo para os usuários.
 
Com a finalidade de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e colo do útero, foi aprovado o PL 1427/2011, de Leonardo Mattos (PV), que concede uma folga anual às servidoras públicas municipais para realização de exames. De acordo com o parlamentar, a prevenção reduz os casos de câncer e a detecção precoce diminui a mortalidade.

Assista ao vídeo da reunião

Já Adriano Ventura (PT) propõe em seu Projeto de Lei 1446/2011, também aprovado na Comissão, que o Cemitério do Bonfim seja transformado em ponto turístico da cidade. De acordo com Adriano, Bonfim possui criptas e mausoléus que são verdadeiras obras de arte, além de esculturas e peças em bronze e mármore de carrara, assinadas por artistas famosos.

Ainda conforme o vereador, o cemitério também é uma aula de volta ao passado e à origem da cidade, abrigando personagens ilustres, e a visita orientada seria uma forma de divulgar a história e a cultura de Belo Horizonte.

Participaram da reunião, João Oscar (PRP), Iran Barbosa (PMDB), Reinaldo ‘Preto sacolão’(PMDB), Hugo Thomé (PMN) e Henrique Braga (PSDB).

Outros projetos apreciados