VISITAS TÉCNICAS

Unidades de saúde são vistoriadas por comissão

Vereadores conhecem atendimento na UPA Leste e no Centro de Saúde Vila Maria e cobram melhorias

segunda-feira, 14 Março, 2016 - 00:00
Vereadores conhecem atendimento na UPA Leste e no Centro de Saúde Vila Maria e cobram melhorias - Foto: CMBH

Vereadores conhecem atendimento na UPA Leste e no Centro de Saúde Vila Maria e cobram melhorias - Foto: CMBH

A UPA Leste, no Bairro Vera Cruz, e o Centro de Saúde Vila Maria, na região Nordeste, foram vistoriados pela Comissão de Saúde e Saneamento nesta segunda-feira (14/3). A situação das duas unidades de saúde, conforme observaram os vereadores, é distinta no que tange à qualidade do atendimento prestado. Na recém-inaugurada UPA Leste, em funcionamento há cerca de três meses, os usuários elogiaram os serviços de saúde; já no Centro de Saúde Vila Maria, houve críticas relativas à falta de medicamentos, de médicos e à superlotação.

Os usuários da UPA Leste elogiaram o atendimento na unidade. De acordo com Renata Cristina Silva, que é usuária do equipamento público, não há nada do que reclamar. “As enfermeiras e os médicos são muito prestativos", disse. Para Joel Moreira Filho (PMDB), o serviço prestado “pode servir de paradigma para outras unidades. Com certeza, Venda Nova também precisa de um equipamento assim, a Oeste, todas as regionais de Belo Horizonte”.

A principal reclamação quanto à UPA é relativa ao não funcionamento de um aparelho de raio-x. De acordo com o gerente geral da unidade, Henrique Timo, a rede elétrica não suportou o equipamento, mas o problema deve ser resolvido até a próxima semana.

Centro de Saúde Vila Maria

No Centro de Saúde Vila Maria, usuários reclamaram da falta de médicos e da escassez de medicamentos. De acordo com a gerente de Saúde Distrital Regional Nordeste, Cristina Coelho, há dificuldade para a contratação de um pediatra e, além disso, uma das médicas, que faz parte do Programa Mais Médicos, do governo federal, está de férias e deve retornar ao trabalho dentro de um mês. Com relação à farmácia da unidade, afirmou que trabalha para superar as falhas no fornecimento de remédios. “Temos dificuldade de encontrar alguns medicamentos, mas tentamos normalizar o mais rápido possível”, afirmou.

O autor do requerimento para visitar a unidade, vereador Joel Moreira Filho, informou que a Comissão de Saúde da Câmara deverá procurar o secretário municipal de Saúde para buscar uma solução para os problemas detectados no Centro de Saúde Vila Maria. O presidente da Comissão de Saúde, vereador Marcio Almeida, destacou que um relatório com as dificuldades enfrentadas por usuários será entregue ao secretário.

A prefeitura informou que será construída uma nova unidade de atenção básica à saúde na região por meio de Parceria Público-Privada. A expectativa é que a instalação do novo equipamento desafogue o atendimento no Centro de Saúde Vila Maria.

Superintendência de Comunicação Institucional