AUDIÊNCIA PÚBLICA

Câmara vai discutir uso de armas pela Guarda Municipal

Servidores estão passando por treinamento de capacitação para uso de equipamentos letais

segunda-feira, 14 Março, 2016 - 00:00
Câmara vai discutir políticas de uso de armas pela Guarda Municipal. Foto: Breno Pataro/Portal PBH

Câmara vai discutir políticas de uso de armas pela Guarda Municipal. Foto: Breno Pataro/Portal PBH

Os guardas municipais de Belo Horizonte passarão a usar armas de fogo no exercício da função. Enquanto a novidade não é implantada, vereadores da Câmara de BH querem entender melhor quais serão os possíveis impactos da mudança. Para tanto, a Comissão de Administração Pública vai realizar uma audiência na próxima quarta-feira (16/3) para discutir o tema. Requerida pelo vereador Juninho Paim (PT), a reunião vai ocorrer às 13h30, no Plenário Amynthas de Barros, e será aberta à participação popular.

Atualmente, membros da Guarda Municipal estão passando por treinamento de capacitação para uso de armas de fogo. Eles também participarão de avaliação psicológica para identificar a capacidade de cada servidor para porte dos equipamentos. Ao contrário de outras forças de segurança, como a Polícia Militar, a Guarda Municipal nunca utilizou armas em Belo Horizonte.

Requerente da audiência pública, o vereador Juninho Paim afirma que o objetivo central da reunião é conhecer em detalhes e discutir com a população as políticas que vão nortear a concessão de porte de armas para a categoria. “Queremos compreender melhor qual são os critérios para autorizar o uso de armas e para aprovação nos testes; em quais locais e funções a utilização ficará liberada, bem como quais são os eventuais impactos na segurança da população e na segurança dos próprios guardas”, destacou o vereador.

Foram convidados para discutir o tema, dentre outros, o comando da Guarda Municipal de Belo Horizonte e o secretário municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, Coronel Hélio dos Santos Júnior, além de representantes das Polícias Militar e Civil e de entidades sindicais que representam os profissionais da corporação.

Sobre a Guarda Municipal 

Criada em 2003, a Guarda Municipal de Belo Horizonte é subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial. Ela conta com 2.117 agentes, que trabalham para garantir a segurança dos órgãos públicos e do patrimônio municipal, além de orientar e proteger os agentes e os usuários dos serviços públicos. A Guarda está presente nas escolas, nas unidades de saúde, praças, jardins e parques municipais e em vários outros equipamentos e serviços públicos municipais. 

Superintendência de Comunicação Institucional