AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão discutiu atendimento no Centro de Saúde Glória

Vereadores foram à comunidade ouvir moradores sobre problemas do posto

sexta-feira, 1 Junho, 2012 - 00:00
Edinho Ribeiro, ao lado da mesa, fala durante audiência no bairro Glória

Edinho Ribeiro, ao lado da mesa, fala durante audiência no bairro Glória

A Comissão de Saúde e Saneamento se reuniu com representantes da Prefeitura e de moradores do Bairro Glória em audiência pública na noite da última quinta-feira (31/5), na Escola Municipal Luigi Tomiolo, para discutir as atuais condições estruturais e de atendimento do Centro de Saúde da região.

O vereador Edinho Ribeiro (PT do B), presidente da Comissão e requerente da audiência, e a vereadora Neusinha Santos (PT) explanaram aos representantes a insatisfação da população quanto à falta de médicos na unidade e a demora na marcação de consultas. Segundo informações dos moradores, o Centro, localizado na região noroeste de Belo Horizonte, receberia pacientes de outros bairros e até de Contagem.

“É uma pressão muito grande para atender toda a demanda”, admitiu a secretária adjunta Municipal de Saúde, Suzane Rates. Buscando contemplar a necessidade da população, que registrou crescimento, a unidade teve ampliação no número de profissionais, de cinco para sete equipes.  Mas, ainda segundo a secretária, cada equipe tem dois médicos, para atender aproximadamente 30 mil pessoas. “Faltam 68 médicos para Belo Horizonte”, afirmou Rates.

Uma alternativa aventada pela representante seria convocar os médicos que passaram no último concurso público realizado pela Prefeitura e já homologado. Também está prevista a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) próxima ao bairro, mas o local ainda não foi definido. A secretária apresentou, ainda, dados sobre a Secretaria Municipal de Saúde, que contaria atualmente com 557 equipes de Saúde da Família, e 19 em fase de implantação. “Estamos à disposição”, completou.

O vereador Edinho Ribeiro informou aos presentes que a Comissão de Saúde vai fazer uma visita à Comissão de Gestão de RH da Secretaria Municipal de Saúde para saber quando serão convocados os médicos concursados.

Também estiveram presentes na audiência representantes da Regional Noroeste; das gerências de Gestão do Trabalho e Atenção Primária da Mulher, ligadas à Secretaria Municipal de Saúde; e da gerência do Centro de Saúde do Bairro Glória.

Superintendência de Comunicação Institucional