AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão debaterá venda de frango congelado na capital

Reunião será realizada nesta quinta-feira (24/5), às 13h30

quarta-feira, 23 Maio, 2012 - 00:00

Nesta quinta-feira (24/5), a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará uma audiência pública às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, para debater a venda do frango congelado na capital. Serão abordadas questões como procedimentos de embalagem, excesso de água e fiscalização.

“Nossa intenção não é responsabilizar entidades ou supermercadistas pela questão, mas discutir a melhor forma de viabilizar procedimentos de maior segurança para o consumo, tanto para o comércio quanto para o consumidor”, enfatiza Moamed Tachid (PDT), autor do requerimento da audiência.

Conforme apuração do vereador, em 2010 ficou determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que o limite de adição de água seria de 20% para o frango e 25% para o peru, no caso de temperados. Para o frango comum, é permitido 6% nos cortes e ave inteira, de acordo com a Portaria 210/98, do Ministério. Mas, segundo ele, o consumidor carece de informações mais precisas nas embalagens.

Foram convidados para a reunião representantes da Vigilância Sanitária, Associação Mineira de Supermercados (Amis), Procon Estadual e Municipal, Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), Ministério Público, Movimento das Donas de Casa, Sindicato do Comércio Varejista  (Sincovaga) e Instituto de Metrologia e Qualidade (IPEM).

Superintendência de Comunicação Institucional