DESPOLUIÇÃO DOS RIOS

Inaugurada 2ª Estação de Tratamento de Esgoto no Ribeirão do Onça

Inaugurada segunda Estação de Tratamento de Esgoto no Ribeirão do Onça Mais uma etapa vencida na luta pela despoluição do Rio das Velhas, maior afluente da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Nesta quarta-feira, 27 de janeiro, foi inaugurada a segunda Estação de Tratamento de Esgoto Onça (ETE Onça), no Bairro Ribeiro de Abreu, na Região Nordeste de Belo Horizonte.
terça-feira, 26 Janeiro, 2010 - 22:00
Inaugurada segunda Estação de Tratamento de Esgoto no Ribeirão do Onça Mais uma etapa vencida na luta pela despoluição do Rio das Velhas, maior afluente da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Nesta quarta-feira, 27 de janeiro, foi inaugurada a segunda Estação de Tratamento de Esgoto Onça (ETE Onça), no Bairro Ribeiro de Abreu, na Região Nordeste de Belo Horizonte. A solenidade de inauguração da obra contou com a presença de várias autoridades, entre elas a vereadora Luzia Ferreira (PPS), presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

O Ribeirão do Onça percorre 19 km de comprimento no Município de Contagem e na região da Pampulha e, neste caminho, recebe muita poluição de riachos e córregos,  seus afluentes e efluentes. Agora, com a operação do sistema secundário, que consiste na implantação de filtros biológicos e decantadores, será possível um tratamento mais eficaz dos efluentes gerados. Com a medida, será aumentada de 70% para 92% a limpeza dos efluentes no Ribeirão.

As obras dessa segunda estação consumiram investimentos da ordem de 70 milhões de reais e integram o projeto estruturador “Revitalização da Bacia do Rio das Velhas – Meta 2010”.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (35555-1105/1445).