SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão discute projeto sobre rastreamento de ambulâncias

Comissão discute projeto sobre rastreamento de ambulâncias Rastrear as ambulâncias da rede pública de saúde é o que pretende o vereador Alberto Rodrigues (PV), com o Projeto de Lei (PL) 435/09.
terça-feira, 8 Dezembro, 2009 - 22:00
Comissão discute projeto sobre rastreamento de ambulâncias Rastrear as ambulâncias da rede pública de saúde é o que pretende o vereador Alberto Rodrigues (PV), com o Projeto de Lei (PL) 435/09. A matéria que tramita em 1º turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte teve o parecer pela aprovação mantido pela Comissão de Saúde e Saneamento, durante a reunião de quarta-feira, 9 de dezembro.

De acordo com o PL, o Executivo fica autorizado a implantar sistema de rastreamento por GPS e monitoramento nas ambulâncias da rede pública. A implantação do sistema de rastreamento será acompanhada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda, segundo a matéria, o monitoramento será destinado ao socorro de pacientes graves vitimados por acidentes em vias públicas ou por doenças em seus domicílios, por meio da equipe de médicos e paramédicos do sistema público de saúde que prestam os primeiros socorros. As despesas correrão por conta de dotação orçamentária própria. 

A proposta visa planejar e controlar operações, a fim de oferecer serviços de utilidade pública de alta qualidade no atendimento de urgência/emergência, por meio de um sistema de rastreamento que ofereça maior segurança, confiabilidade e agilidade aos mecanismos de defesa social.

“Em função da localização da chamada, o novo sistema permitirá calcular o meio do socorro mais rápido a ser enviado ao local, remetendo esta informação para a ambulância”, explica o vereador Alberto Rodrigues na justificativa da matéria. Para  o  parlamentar, a finalidade do projeto é viabilizar socorro com rapidez e eficiência à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Os membros da Comissão de Saúde e Saneamento aprovaram, também, os pareceres a mais quatro projetos de lei em 1º turno e definiram a nova data para a realização de audiência pública solicitada pelo vereador Reinaldo ‘Preto do Sacolão’, para discutir o fechamento do Hospital São Francisco, no bairro concórdia, na zona Leste de Belo Horizonte. A reunião foi transferida de 15 de dezembro para 3 de fevereiro de 2010, às 9h, no Plenário Helvécio Arantes da Câmara Municipal de Belo Horizonte. 

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).