MEIO AMBIENTE

Câmara Municipal implanta coleta seletiva

terça-feira, 8 Abril, 2008 - 21:00

Câmara Municipal implanta coleta seletiva A Câmara Municipal iniciou oficialmente a coleta seletiva de lixo, durante cerimônia de lançamento do projeto realizada ontem, no plenário Amynthas de Barros. O Programa de Responsabilidade Ambiental foi criado pela portaria 10.741/07, que visa implementar ações para a reciclagem do papel, plástico, vidro e lixo orgânico. Os resíduos gerados pelo serviço médico também serão separados e identificados para análise e destinação final.

“O objetivo é contribuir para a preservação do meio ambiente. É nossa obrigação dar o exemplo”, disse o presidente interino da Câmara, vereador Henrique Braga (PSDB).

A gestora do Programa Ambientação, Juliana Chaves, da Fundação Estadual de Meio Ambiente, elogiou a iniciativa. “É um desafio, mas quando os resultados e as mudanças de comportamento começam a aparecer, a satisfação é grande, principalmente quando constatamos o compromisso dos servidores com o projeto”, ressaltou.

A representante da Foco Arquitetura e Consultoria Ambiental, Ângela Andréa Diniz, apresentou um diagnóstico sobre a produção de resíduos na Câmara, realizado pela empresa. Ela explicou que a partir desse estudo serão colocados em prática dois planos com estratégias para a execução do trabalho: “Um deles vai tratar e destinar resíduos sólidos recicláveis. O outro irá cuidar do resíduo gerado pela prestação de serviços médicos, o que exige a seleção e destinação diferenciadas”, lembrou.

Educação

O coordenador do Conselho Gestor do Programa Responsabilidade Ambiental da CMBH, Eymard Bento Junior, disse que a coleta seletiva é uma maneira de se repensar a responsabilidade ambiental.  “O princípio fundamental do nosso programa é trabalhar a educação, reforçando comportamentos responsáveis em defesa da preservação da natureza”, afirmou.

Na fase preparatória do projeto, foram realizados cursos e oficinas que capacitaram 65 servidores como agentes ambientais. Eles foram credenciados durante o lançamento do programa para atuar como facilitadores, orientando e acompanhando o desenvolvimento do trabalho.

Também participaram da cerimônia os vereadores Anselmo José Domingos (PTC), corregedor da Casa; e Luzia Ferreira (PPS), membros da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana e do Conselho Gestor do Programa de Responsabilidade Ambiental; além da vereadora Neila Batista (PT) e dos servidores Maurício Leite de Moura e Consuelo Froes Torrent, também membros do conselho.

O grupo de teatro da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) encerrou a cerimônia com a apresentação do espetáculo “Até tu, SLU”, uma abordagem sobre o lixo, meio ambiente e comportamento pessoal.

Site

Durante a tarde, foi apresentado o site do Programa de Responsabilidade Ambiental. De acordo com o chefe da Divisão de Desenvolvimento Psicofuncional (DIVDEP), Marcos Alvarenga Mudado, o objetivo é divulgar as ações ambientais dentro e fora da Câmara. {mosimage}
“A idéia é desenvolver um espaço onde as pessoas possam ter informações sobre a contribuição da CMBH para a conservação do meio ambiente”, ressaltou Marcos Mudado. Ele afirmou que o site é uma ferramenta interativa, na qual os servidores poderão dar dicas de ações para o desenvolvimento do programa.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1216).