EXPOSIÇÂO

Projeto “Recriando Mundos” ganha espaço na Câmara

Participantes do projeto Recriando Mundos Inclusão social e reintegração das condições de sociabilidade são os propósitos do Projeto ‘Recriando Mundos: Projeto Mosaico e Découpage’, que exibe obras expostas a partir de hoje, 03 de março, na galeria de artes da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
segunda-feira, 3 Março, 2008 - 21:00
Participantes do projeto Recriando Mundos Inclusão social e reintegração das condições de sociabilidade são os propósitos do Projeto ‘Recriando Mundos: Projeto Mosaico e Découpage’, que exibe obras expostas a partir de hoje, 03 de março, na galeria de artes da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A exposição é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), a Associação Preparatória dos Cidadãos do Amanhã (APRECIA), Centro de Promoção do Trabalho e Superintendência de Prevenção à Criminalidade. 

O trabalho é desenvolvido pela Aprecia, por meio do Programa de Reintegração Social do Egresso, que busca proporcionar inclusão social e geração de renda. A exposição traz peças produzidas por ex-detentos do sistema prisional mineiro, que encontram nesse tipo de trabalho uma maneira de recomeçar a vida. “Quando a gente sai da prisão passa por dificuldade financeira, mas a gente não encontra uma forma certa de conseguir. O projeto tem nos ajudado muito nesse momento”, afirmou Elton Carlos Emídio de Oliveira, participante do Recriando Mundos.

As peças expostas são constituídas a partir de mosaicos, pequenos pedaços de pedras coloridas que dão origens a variadas formas, como bandejas, caixas de presentes e quadros.

Prevenção à criminalidade

De acordo com o gestor do Núcleo de Prevenção à Criminalidade de Belo Horizonte, Marcelo Ferraz Santos, o projeto trabalha a inclusão de maneira individualizada. Segundo ele, o mosaico tem um sentido especial para esse trabalho. “Juntar os cacos e construir uma peça de valor. É isso que proporcionamos aos egressos, pois eles recolhem os pedaços de sua própria vida e reconstroem belíssimas peças”, lembrou.

O presidente da Câmara Municipal, Totó Teixeira (PR), disse que a Casa está sempre aberta para projetos desse teor. “Não existe uma forma ideal de re-socializar o egresso, por isso devemos apoiar todas as iniciativas que surgem nesse sentido. Assim estaremos também contribuindo por uma sociedade melhor”, afirmou.

A vereadora Silvia Helena (PPS), que trabalha com projetos em comunidades carentes, disse que é maravilhoso todo trabalho que promova a autonomia do cidadão, devolvendo a dignidade. “Devemos aplaudir e abrir espaço para divulgar, como forma de garantir a capacitação da pessoa para a vida”, ressaltou.

A exposição, que ficará na Câmara até o dia 7 de março, recebeu em seu primeiro dia a visita de diversas pessoas, entre elas a vereadora Silvia Helena (PPS) e o primeiro vice-presidente da Casa, Henrique Braga (PSDB).

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).