ALAGAMENTOS

Vereadores discutem soluções para as enchentes em Venda Nova

Vereadores discutem soluções para as enchentes em Venda Nova Um encontro para tentar resolver o problema das enchentes, ocorridas durante o período chuvoso, na avenida Vilarinho, em Venda Nova.
segunda-feira, 22 Março, 2010 - 21:00
Vereadores discutem soluções para as enchentes em Venda Nova Um encontro para tentar resolver o problema das enchentes, ocorridas durante o período chuvoso, na avenida Vilarinho, em Venda Nova. Vereadores se reuniram, no dia 22 de março, com representantes da Prefeitura, moradores e comerciantes da região que acumulam prejuízos decorrentes de frequentes inundações na avenida.
A reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Governo e contou com a presença dos parlamentares Luzia Ferreira (PPS), presidente da CMBH; Silvinho Rezende (PT), 2º vice-presidente; João Oscar (PRP), corregedor da Casa; Alexandre Gomes (PSB); e Autair Gomes (PSC); o secretário municipal de Governo, Josué Costa Valadão; o secretário municipal de Políticas Urbanas, Murilo Valadares; o secretário municipal em exercício de Assuntos Institucionais, Marcelo Absab; e o diretor regional da Associação Comercial de Minas em Venda Nova, Agmar Alves de Souza.
Apreensão

Durante o encontro, os vereadores apresentaram uma reportagem, exibida no dia 16 de março pela TV Câmara, mostrando os estragos causados por um temporal, no último dia 8. Choveu por menos de uma hora, mas as águas provocaram alagamento na avenida Vilarinho, próximo à entrada dos bairros Jardim Europa e Serra Verde, invadindo carros e lojas. Por toda extensão da via é possível observar várias placas de advertência: “Evite transitar neste local em caso de chuva forte”.

Os comerciantes da região contaram que a situação é antiga e reclamaram que têm dificuldade em manter os negócios na avenida em função das constantes perdas de mercadorias, além da apreensão a cada vez que chove.
“Os clientes ainda deixam de frequentar as lojas pela falta de acessibilidade. Além do prejuízo material, ficamos traumatizados. Quando começa a escurecer e ameaça chover, é aquele suspense. As águas levam tudo que estiver pela frente, quem se aventurar provavelmente nem terá como contar a história”, disse o diretor regional da Associação Comercial de Minas em Venda Nova, Agmar Alves de Souza.
Topografia

A topografia da região, muito montanhosa, contribui para o escoamento da água da chuva para os vales, onde está a avenida Vilarinho. Venda Nova possui duas bacias de contenção, Vilarinho e Liége, para reter o fluxo de água que vem dos bairros.

O vereador Silvinho Rezende apresentou ao secretário Josué Valadão um documento solicitando ações, em caráter de urgência, para conter as inundações. Segundo o parlamentar, os riscos de acidente na região são enormes, “pois a água acumula de repente, podendo provocar consequências gravíssimas”. Silvinho destacou, ainda, que os alagamentos têm ocorrido com maior intensidade nos últimos tempos e “os prejuízos dos empresários que mantêm negócios nas imediações têm alcançado valores insuportáveis”.
No documento, foram apontados os trechos da avenida Vilarinho onde os transtornos estão ocorrendo com maior frequência: próximo à Estação Vilarinho do Metrô; na confluência das ruas Padre Pedro Pinto e Antônio Elias Issa; perto da avenida Álvaro Camargos; e no cruzamento com a rua Luzia Salomão, na entrada do bairro Mantiqueira. Além dos vereadores presentes, assinaram o documento os parlamentares Iran Barbosa (PMDB) e João Bosco Rodrigues ‘João Locadora’ (PT).
“De imediato, pedimos à Prefeitura a revitalização da bacia de contenção da avenida Liége. Já foi planejada a construção de mais duas bacias em Várzea da Palma, e a previsão de conclusão das obras é o fim do ano. Caso as enchentes persistam, vamos solicitar estudos sobre o córrego da Vilarinho”, afirmou o vereador João Oscar.
  
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445)