NÚCLEO DE CIDADANIA

Setor realiza atividades de educação para o consumo

Setor realiza atividades de educação para o consumoCom a proximidade das festas de fim de ano e do pagamento do 13º salário, quando é grande o apelo para o consumo, é hora de planejar os gastos e evitar que a conta no banco entre no “vermelho”.
terça-feira, 2 Novembro, 2010 - 22:00
Setor realiza atividades de educação para o consumoCom a proximidade das festas de fim de ano e do pagamento do 13º salário, quando é grande o apelo para o consumo, é hora de planejar os gastos e evitar que a conta no banco entre no “vermelho”. Por isso, o Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte vai promover palestra e oficina para ensinar a cuidar das finanças. As atividades serão desenvolvidas em instituições públicas, em atendimento a demandas da própria população.

Numa sociedade caracterizada pela extrema variedade de bens e serviços disponibilizados ao consumidor, com técnicas agressivas de propaganda e facilidade de acesso ao crédito, muitos acabam consumindo de forma indiscriminada e excessiva. As conseqüências desse comportamento não são difíceis de prever: com o orçamento estourado, os mais impulsivos acabam se endividando.

Pensando nessa realidade, o Núcleo de Cidadania realiza constantemente palestras, mini-cursos e oficinas relacionadas à educação para o consumo. Ministradas pela economista e mestre em Finanças, Adriana Fileto, as atividades acontecem em instituições públicas e são direcionadas a públicos específicos.

No dia 4 de novembro, os servidores da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recebem a palestra "Preparando a Vida Financeira para a Aposentadoria". Adriana Fileto conta que vai ensinar aos garis como organizar despesas e se preparar para o futuro. “É preciso se programar para esse momento, colocando as dívidas em dia e registrando os gastos em uma planilha. A dica principal é saber poupar e ter sempre uma reserva”, explica a economista. A palestra será realizada na SLU, que fica na Avenida dos Andradas, 1345, bairro Santa Efigênia,das 14h às 15h30.

Assista  a reportagem sobre a palestra

No dia 30 de novembro é a vez da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (URBEL) conferir a "Oficina de Planejamento Financeiro Familiar e Qualidade de Vida". A economista do Núcleo de Cidadania vai falar sobre a importância do orçamento doméstico, do planejamento da vida familiar e da necessidade dos casais fazerem projetos. Haverá também um atendimento individual para esclarecer dúvidas dos servidores da URBEL. A Oficina será realizada na Avenida do Contorno, 6664, bairro Santo Antônio, das 14 às 16h45.

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Instucional.