CÂMARA MIRIM

Segurança na comunidade escolar é debatida com estudantes

terça-feira, 17 Agosto, 2010 - 21:00

Segurança na comunidade escolar é debatida com estudantesSegurança na escola e no seu entorno foi o tema da 5ª sessão da Câmara Mirim realizada no dia 18 de agosto, no Plenário Paulo Portugal. Palestras ministradas por representantes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Guarda Municipal de Belo Horizonte e Secretaria Municipal de Educação, além de uma simulação de audiência pública sobre o tema, compuseram a reunião.

A Tenente Audiléia, da PMMG, foi a primeira a discutir o tema da segurança na escola junto aos vereadores mirins. Seu foco a atuação da PMMG nas escolas, por meio de seus três projetos: o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERJ), o Jovens Construindo a Cidadania (JCC) e a Patrulha Escolar. Todos estes programas, segundo a palestrante, utilizam o diálogo aberto com os estudantes com o objetivo de prevenir que tenham contato com crimes de qualquer espécie.

Expor a importância e o meio de atuação da Guarda Municipal – não só nas escola,  mas também na cidade como um todo – foi o tema da palestra de Antônio Porcínio Neves, representante do órgão. Segundo ele, a Guarda tem como principal objetivo preservar os bens e o patrimônio do Município, o que inclui as escolas municipais.

“Os problemas que afetam a comunidade acabam refletindo no ambiente escolar. Portanto, a escola é o principal instrumento para reverter a situação”, afirmou Neves. A ideia da escola como o lugar que garante o futuro das pessoas, capaz de melhorar o cenário de determinada comunidade, foi um dos pontos abordados, também, pela palestrante Débora Muniz, da Secretaria Municipal de Educação.

Muniz mostrou diversos gráficos baseados em pesquisas elaboradas no país para configurar o grau de importância que a escola e os próprios professores têm na construção de um ambiente melhor.

De acordo com um dos gráficos, para 77% da população entrevistada, a escola é o principal meio para se garantir um futuro melhor, enquanto que em outra pesquisa, que perguntava “em quem você confia mais”, cerca de 70% das pessoas apontaram o professor, superando médicos e jornais.

Na segunda parte da sessão, os vereadores mirins realizaram audiência pública com os palestrantes para discutir os temas abordados nas palestras. Dessa forma os estudantes puderam levar para os debates sua experiência de vida.

Responsável pela informação: Superintendência de Comunicação Institucional