REUNIÃO PLENÁRIA

Radares irregulares são atacados pelos parlamentares

terça-feira, 17 Agosto, 2010 - 21:00

Radares irregulares são atacados pelos parlamentaresDesde o início do mês 15 novos radares de velocidade estão sendo instalados na cidade pela BHTrans. Muitos já começaram a multar, mas segundo motoristas falta sinalização adequada. Na reunião plenária do dia 18 de agosto, os vereadores Wagner Messias ‘Preto’ (DEM) e Henrique Braga (PSDB) criticaram a situação irregular de dois radares e alertaram sobre o risco de acidentes. 

Com o funcionamento dos novos equipamentos, ativados após aferição do Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais (IPEM-MG), a capital vai passar a ter 50 radares. Segundo a BHTrans, os novos pontos de fiscalização eletrônica estão sendo devidamente sinalizados e, se possível, afixadas faixas informativas.

A empresa informou que os novos radares só entrariam em operação com as placas de regulamentação da velocidade máxima permitida e sinalização vertical indicativa da existência dos equipamentos.

Má sinalização

Contudo, a realidade observada pelo vereador Preto é bem diferente. O parlamentar contou que os radares instalados nos dois sentidos da avenida Amazonas, próximo ao cruzamento com a avenida Silva Lobo, no bairro Nova Gameleira, estão em desacordo com as normas de sinalização e segurança.

“A placa que orienta os motoristas sobre a existência do equipamento está a menos de 30 metros do local e escondida atrás de uma árvore. Com isso, os motoristas acabam freando bruscamente, o que pode causar acidentes”, destacou Preto.

Para o parlamentar, os motoristas deveriam ser informados da existência dos radares antes de sua entrada em operação nas vias. Além disso, Preto considera que o local não é apropriado para a instalação do equipamento: “o forte aclive exige que os motoristas acelerem para conseguirem subir e dar fluidez ao trânsito”. 

Assista trechos da reunião

Arrecadação

Em função dessas irregularidades, o vereador desconfia da intenção arrecadatória da BHTrans. Preto disse que vai solicitar que a Prefeitura reveja a instalação do equipamento e as condições de sinalização.

O objetivo de faturar também foi questionado pelo vereador Henrique Braga a respeito do radar instalado na avenida Olinto Meireles, no Barreiro de Baixo.  A partir de reclamações de motoristas Braga foi checar pessoalmente a situação e constatou a falta de placa indicativa do limite de velocidade máxima.

“Os motoristas que trafegam pelo local são surpreendidos pelo radar e ainda não são informados sobre a velocidade máxima. A Câmara Municipal tem que dar um basta nessa situação ilegal”, comentou. 

Confira a localização dos novos radares

Responsável pela informação: Superintendência de Comunicação Institucional.