TRANSPORTE COLETIVO

Projeto visa a privilegiar torcedores em dias de jogos

Projeto visa a privilegiar torcedores em dias de jogos Oferecer livre acesso para torcedores nos ônibus que circulam nas avenidas Antônio Carlos e Carlos Luz, nos dias de jogos de futebol no estádio Mineirão. É o que propõe o Projeto de Lei 846/09, de autoria do vereador Paulinho Motorista (PSL).
segunda-feira, 28 Dezembro, 2009 - 22:00
Projeto visa a privilegiar torcedores em dias de jogos Oferecer livre acesso para torcedores nos ônibus que circulam nas avenidas Antônio Carlos e Carlos Luz, nos dias de jogos de futebol no estádio Mineirão. É o que propõe o Projeto de Lei 846/09, de autoria do vereador Paulinho Motorista (PSL). O projeto está sob apreciação em primeiro turno pela Comissão de Legislação e Justiça da CMBH.

De acordo com a proposta, entende-se como torcedores de futebol as pessoas e transeuntes que se deslocam para o estádio Mineirão em dias de jogos. É vedada a gratuidade para os passageiros que usam os ônibus tendo como destino os bairros ou os pontos finais.

O texto prevê, ainda, que as empresas de ônibus com itinerários nas avenidas citadas não terão descontos para além dos já estabelecidos no seu contrato de concessão e deverão arcar com os custos do transporte nos dias de jogos.

O vereador Paulinho Motorista alega que “a gratuidade das passagens nos dias de jogos no Mineirão não implicará em prejuízos aos concessionários das linhas que fazem os itinerários das avenidas Antônio Carlos e Catalão, mesmo porque os demais passageiros vão continuar pagando as passagens até os seus respectivos bairros”. Na opinião do parlamentar, a iniciativa pode diminuir a violência e os prejuízos aos usuários e funcionários das empresas de ônibus.

Torcidas

O diretor geral da torcida organizada Máfia Azul, Warlei Alves dos Santos, o “Gordo”, concorda com a justificativa de Paulinho Motorista, mas “desde que o projeto conscientize a população”. Gordo lembra que entre os anos de 1993 e 1995 havia transporte gratuito para torcedores em ônibus especiais e que, naquela época, “a quebradeira era bem menor”.

Como vice-presidente da torcida organizada Galoucura, William Palumbo, o “Ferrugem”, tem opinião semelhante à do rival cruzeirense. “O projeto é uma boa iniciativa, mas é preciso educar o ser humano primeiro”. Ferrugem acredita que alguns quebradores de ônibus poderão ter outra atitude caso a lei seja aprovada, mas que “outros não vão estar nem aí, vão continuar quebrando”.

Números

De acordo com dados da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), dos 1.675 ônibus empenhados em 2009 para os jogos do Mineirão, 583 foram depredados, o que corresponde a 35%. Desses 583, 155 tiveram danos leves, 75 tiveram danos médios e 347 tiveram danos graves.

Antes de ir à votação em Plenário, o projeto 846/09 ainda deve passar pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário; Administração Pública e Orçamento e Finanças Públicas.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).