HONRA AO MÉRITO

Polícia Civil de Minas Gerais recebe homenagem

O chefe da Polícia Civil do Estado de Minas, delegado geral Marco Antônio Monteiro de Castro, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 8 de abril, no Plenário Amynthas de Barros, por iniciativa do vereador João Bosco Rodrigues ´João da Locadora´ (PT), que também presidiu a reunião.

segunda-feira, 19 Abril, 2010 - 21:00
O chefe da Polícia Civil do Estado de Minas, delegado geral Marco Antônio Monteiro de Castro, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 8 de abril, no Plenário Amynthas de Barros, por iniciativa do vereador João Bosco Rodrigues ´João da Locadora´ (PT), que também presidiu a reunião.

O vereador afirmou que a homenagem à Polícia Civil e aos policias que trabalharam na prisão do “maníaco do industrial”, Marcos Antunes Trigueiro, tem um significado especial, por ser a Polícia Civil de Belo Horizonte muito respeitada no Brasil. Registrou, ainda, as melhorias empreendidas na instituição, o que, no entendimento do vereador, favorece o atendimento ao cidadão que procura o local, bem como ao policial que ali trabalha.

Polícia Civil de Minas Gerais recebe homenagem De acordo com o parlamentar, o tributo à Polícia Civil não deveria, no entanto, ser feito apenas pela prisão do “maníaco do industrial”, mas por tantos outros casos solucionados pela instituição. Também destacou que o reconhecimento enobrece o ser humano e que, por isso, não deve ocorrer esporadicamente, mas, sim no dia a dia do policial.

A vereadora Elaine Matozinhos (PTB) enfatizou a dificuldade de se fazer Segurança Púbica. Relatou que tudo que possui advém de sua lida junto à Polícia Civil, como o trabalho, a educação de seus filhos, os seus mandatos, entre outros.

A parlamentar afirmou a necessidade de que seja aumentado o efetivo de policiais civis, em consequência do aumento da criminalidade, e ainda falou do reconhecimento da sociedade pelo trabalho desenvolvido pela Polícia Civil, principalmente pela prisão do “maníaco do industrial”.

Elaine Matozinhos citou que a Polícia Civil é composta por pessoas sérias e honestas, que lutam e que não medem esforços para que o nome da corporação mineira seja sempre respeitado no país e no exterior. Declarou, também, que o homenageado, delegado Marco Antônio de Castro, administra a Polícia com muita capacidade.

O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Doutor Viana, fez referência à união das polícias militar e civil de Minas Gerais, o que, na avaliação dele, comprova a maturidade das duas instituições. Ressaltou que a homenagem da Câmara Municipal confirma a gratidão do povo de Belo Horizonte pelo trabalho realizado pela Polícia Civil mineira.

O delegado geral de Polícia Civil, Marco Antônio, agradeceu a homenagem e destacou a prisão do “maníaco do industrial”, reiterando que muitos foram os policiais e peritos que auxiliaram na captura dele.

Policiais homenageados

Durante a solene, o vereador João Bosco Rodrigues prestou homenagem, por meio da entrega de medalhas, aos policiais civis que participaram da operação que culminou na prisão do maníaco. Os policiais civis homenageados foram os seguintes: os delegados Edson Moreira da Silva, Wagner Pinto de Souza, Fausto Eustáquio Ferraz, Wanderson Gomes da Silva, Cristina Coelli Cicarelli Masson e Frederico Raso Lopes Abelha; os médicos Alan de Freitas Passos e Karla Christina Alves de Souza; peritos Dario Luiz da Rocha Lopes, Fabíola Soares Pereira, Maria Jeny Mietraud Lima, Sérgio Márcio Costa Ribeiro, Adriano Rodrigues Reis, Gualter Caldeira Damasceno, Kelson de Oliveira, Márcia Lobão Ianini e Carlos Danilo Ruas Silva; o inspetor Lúcio Flávio dos Santos; os agentes Cláudio Manoel Fernandes, Denílson Gonçalves Assis, João Mascarenhas do Espírito Santo, Carlos Roberto Barbosa, Eli César de Oliveira, Alexandre Dietze Veloso Lemos, Cleiton Alves da Silva, Lídia Mary de Oliveira, Rone Barbosa de Oliveira, Warlen Soares Teodoro; e os escrivães Eliete Fátima José de Paula e Rafael Coelho de Paula.

Presenças

Estiveram presentes na reunião o chefe adjunto da Polícia Civil de Minas Gerais, Jairo Lellis Filho; o superintendente geral da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Gustavo Botelho Neto; o diretor geral da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, Cylton Brandão da Matta; o superintendente de Planejamento Gestão e Finanças da Polícia Civil de Minas Gerais, Davi Pereira Rezende, o superintendente de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil de Minas Gerais, Diógenes Coelho Vieira; o comandante da Guarda Municipal, José Martinho Teixeira, representando o secretário Municipal de Segurança, Genedempsey Bicalho Cruz; e o coordenador Municipal de Defesa Civil, Elmar da Silva Lacerda.

Informações Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).