PRAÇA FLORIANO PEIXOTO

Paisagem renovada e brinquedos adaptados na reabertura do espaço

terça-feira, 16 Novembro, 2010 - 22:00

Paisagem renovada e brinquedos adaptados na reabertura do espaçoOs belo-horizontinos ganharam de volta hoje, dia 17 de novembro, a Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, uma das mais antigas da capital. Depois de cinco meses de obras de revitalização que custaram R$ 2 milhões, o espaço oferece área de lazer, programação cultural e uma novidade especial: brinquedos adaptados para crianças com deficiência.

A reinauguração da praça, tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), reuniu autoridades como o prefeito Marcio Lacerda, secretários municipais, a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Luzia Ferreira (PPS), e os vereadores Leonardo Mattos (PV) e Gêra Ornelas (PSB).  

A reforma foi executada pelo Instituto Unimed para cumprir uma condicionante do processo de licenciamento ambiental das obras de construção do Hospital da Unimed, situado em frente ao espaço público.

Para Marcio Lacerda, o trabalho realizado pela entidade superou as exigências da Prefeitura. Segundo ele, a condicionante determinava a adoção da praça nos moldes do Programa Adote o Verde, mas a Unimed promoveu a revitalização completa do espaço.

“A reinauguração da Praça Floriano Peixoto, que tem grande significado para a história de Belo Horizonte, é um presente para a cidade. Esperamos que a população valorize e ajude a tomar conta desse espaço”, comentou o prefeito.

Para Luzia Ferreira, a revitalização da praça representa um avanço na forma de tratar os espaços públicos, como “pertencentes a cada um de nós e à coletividade”. A vereadora acredita que a área verde vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região e para estimular o convívio entre as pessoas. 

Nova estrutura

O projeto de revitalização incluiu alargamento das calçadas, recomposição do calçamento e dos passeios, restauração dos quiosques, nova pintura, retirada de paralelepípedos dos acessos e colocação de piso intertravado, que aumenta a segurança. O paisagismo foi alterado com o plantio de espécies mais coloridas e resistentes.

A praça também ganhou nova iluminação, com dupla função: estética, para valorizar o paisagismo, e de segurança. Foram implantadas 85 luminárias de foco direcionado para baixo. Para incentivar o uso constante do espaço, o Instituto Unimed pretende desenvolver uma programação permanente de atividades culturais e ligadas à saúde.

O espaço ainda conta com aparelhos de ginástica para adultos, inclusive equipamentos específicos para usuários da terceira idade, e novos brinquedos, sendo três deles adaptados para o uso de crianças cadeirantes.

Assista a reportagem da reinauguração da praça

Lazer com inclusão

A Praça Floriano Peixoto é o primeiro espaço público com brinquedos adaptados para deficientes físicos. Além de um balanço especial, onde pode ser encaixada a cadeira de rodas, foi instalada no local uma barra de ferro projetada para exercícios na altura dos braços de uma criança cadeirante.

“A garantia de espaços adaptados para deficientes em áreas de lazer ajuda na ressocialização das crianças, incentivando a participação e a inclusão das pessoas com deficiência e seus familiares”, comentou Leonardo Mattos.

O vereador é autor do Projeto de Lei 482/2009, aprovado em 1º turno no último dia 11 e concluso para votação em 2º turno, que estabelece que todos os playgrounds instalados em jardins, parques, clubes, áreas de lazer e áreas abertas ao público tenham brinquedos adaptados para crianças com deficiência.

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.