ARTE E CULTURA

Painel com história de BH será inaugurado dia 1º de julho

Painel com história de BH será inaugurado dia 1º de julhoObra da artista plástica Yara Tupynambá está sendo instalada no plenário Amynthas de Barros; elaboração do quadro levou mais de cinco meses.

terça-feira, 29 Junho, 2010 - 21:00

Painel com história de BH será inaugurado dia 1º de julhoObra da artista plástica Yara Tupynambá está sendo instalada no plenário Amynthas de Barros; elaboração do quadro levou mais de cinco meses.

Brasil colônia, Minas Gerais, ano de 1711. Ao receber do governador Antônio de Albuquerque Coelho a carta de sesmaria que lhe daria a posse das terras que vão da Serra do Curral até Alagoinha, próximo ao Rio das Velhas, certamente não passava pela cabeça do bandeirante João Leite da Silva Ortiz que quase 300 anos depois sua propriedade seria a sede da terceira maior capital de Estado de um país que ainda nem se formara.

Escolhida por Yara Tupynambá como o primeiro marco na história de Belo Horizonte, a chegada de João Leite da Silva Ortiz à região onde seria instalada a nova capital do Estado de Minas Gerais está retratada na extremidade esquerda do painel de 24 metros quadrados que está sendo instalado na Câmara Municipal de Belo Horizonte desde segunda-feira, dia 28 de junho de 2010.

O painel “Belo Horizonte: do século XVIII ao século XXI” conta com sete cenas, que descrevem e recontam a formação da futura capital mineira. “É muito importante para o município que haja um painel com a história da cidade”, afirmou a artista plástica, que tem 78 anos, mais de 50 deles dedicados à arte.
montagem1.jpg
"Yara Tupynambá é uma artista que carrega em si uma forte identidade com Belo Horizonte, cidade que abriga um grande acervo de sua obra singular. Yara é um símbolo do que há de mais original na arte contemporânea de Minas e preserva um estilo inconfundível na criação de grandes painéis", afirma a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Luzia Ferreira (PPS).

Seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos, o painel sobre Belo Horizonte retrata a construção das primeiras propriedades rurais em torno da Fazenda do Leitão; a construção da Igreja da Boa Viagem e da rua Sabará, primeira da cidade; a comissão construtora da "cidade planejada"; os operários e os imigrantes; as reivindicações do movimento feminista e dos jovens, o ideal de democracia; e, por fim, a criação da Câmara dos Vereadores.

O painel está sendo instalado nas paredes do plenário Amynthas de Barros da CMBH e será inaugurado no dia 1º de julho de 2010, às 20h, em reunião solene que contará com a presença de Yara Tupynambá.

Responsável pela informação: Superintendência de Comunicação Institucional