NÚCLEO DE CIDADANIA

Núcleo de Cidadania leva palestra a ONG

terça-feira, 7 Setembro, 2010 - 21:00

Núcleo de Cidadania leva palestra a ONGO Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou, no dia 2 de setembro, na ONG Dijori, a palestra “Aprenda a Cuidar do Seu Dinheiro Já!” com o objetivo de orientar as associadas da entidade sobre a organização do orçamento doméstico. A palestra foi ministrada pela economista Adriana Fileto, Mestre em Finanças pela UFMG e servidora do Núcleo.

Os participantes receberam orientações sobre planejamento e controle financeiro doméstico, além de dicas para fugir das dívidas e economizar no dia a dia. Ao final do evento, foram distribuídas as cartilhas educativas “Cuide do Seu Bolso e do Planeta Já!” e “Felicidade sem dívidas – Aprenda a Cuidar do Seu Dinheiro”, ambas desenvolvidas pelo Núcleo de Cidadania.

A atividade foi solicitada pela ONG Dijori, fundada em 2004, que atende 320 famílias com o objetivo de melhorar a convivência e a qualidade de vida e debater temas de interesse social, tais como: cidadania, autoestima, relações familiares, entre outros.

A orientação sobre orçamento doméstico fez parte da última edição do curso “Competências Básicas para o Trabalho”, realizado na CMBH entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro por Damião Cotta, Mauro Rodrigues e Carlos Alberto, servidores do Posto SINE Câmara. O curso, oferecido desde dezembro de 2009, visa a ajudar jovens em busca do primeiro emprego e adultos com dificuldade de inserção profissional.

Dentro e fora da CMBH

A palestra na ONG Dijori integra a série de ações promovidas pelo Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) com a finalidade de ampliar o atendimento aos cidadãos dentro e fora dos limites físicos da Casa, abordando temas como a obtenção de conhecimentos sobre finanças pessoais e práticas indispensáveis na busca de emprego.

Segundo Cotta, entidades como escolas, ONGs e Associações Comunitárias que tenham dificuldade em comparecer à Câmara podem solicitar a realização de palestras em locais diversos. O atendimento das solicitações é feito de acordo com a disponibilidade e a adequação ao calendário do Núcleo. Os interessados podem falar com Damião ou Mauro Rodrigues pelos telefones 3555-1310 ou 3555-1266.

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.