CIDADANIA PARTICIPATIVA

Luzia Ferreira fala sobre participação nos destinos de BH

Luzia Ferreira fala sobre a participação dos cidadãos nos destinos da cidade Alunos do ensino médio e estudantes de graduação assistiram a uma palestra da presidente da Câmara Municipal, vereadora Luzia Ferreira, sobre a participação da sociedade na construção de uma cidade com qualidade de vida.  O debate, realizado na PUC Minas - Unidade São Gabriel, no dia 13 de
segunda-feira, 12 Abril, 2010 - 21:00
Luzia Ferreira fala sobre a participação dos cidadãos nos destinos da cidade Alunos do ensino médio e estudantes de graduação assistiram a uma palestra da presidente da Câmara Municipal, vereadora Luzia Ferreira, sobre a participação da sociedade na construção de uma cidade com qualidade de vida.  O debate, realizado na PUC Minas - Unidade São Gabriel, no dia 13 de abril, faz parte do Projeto Universidade + Escola, que consiste na integração entre alunos do Curso de Direito e da Escola Estadual Madre Carmelita.

“É fundamental trazer os jovens para essa discussão sobre a participação do cidadão nas decisões políticas, no trabalho do Legislativo, interferindo nos rumos da cidade e ajudando a construir uma sociedade mais justa e com interesse humano”, afirmou a vereadora ao dar início à palestra.

Luzia Ferreira falou sobre o importante papel dos estudantes, na época de sua juventude, na luta pela liberdade política e pela democracia. Além de atuar em movimentos estudantis, Luzia contou que sempre esteve engajada na defesa dos direitos das mulheres, de entidades sindicais e da comunidade.

Segundo a parlamentar, mesmo depois de mais de duas décadas de regime democrático no Brasil, “a sociedade ainda tem dificuldade de exercer a cidadania, de valorizar a participação em si e a vontade de ajudar a governar”.

A vereadora destacou conceitos como governança democrática e governo relacional, que envolvem questões como desenvolvimento humano, equidade social e democracia. Luzia falou também da necessidade de criar mais espaços de participação cidadã no cotidiano da gestão da cidade, mas, para isso, é necessário “uma sociedade autônoma, consciente e desvinculada dos interesses oficiais”.

Sobre os mecanismos institucionalizados de participação popular, Luzia citou o Orçamento Participativo, iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte que possibilita aos moradores a escolha e o acompanhamento de obras. Em 15 anos, já foram entregues mais de mil obras, como escolas, centros de saúde, áreas de lazer, parques e centenas de obras de infraestrutura. A parlamentar ainda apontou as dezenas de conselhos municipais, que são órgãos colegiados de representação da população.

A participação do cidadão também tem lugar na Câmara Municipal de Belo Horizonte. “Para dar voz ao povo e permitir que ele participe da proposição e tramitação de leis, o Legislativo realiza audiências públicas, reuniões de comissões, principalmente da Comissão de Participação Popular, além de projetos como o Câmara Mirim, com alunos no ensino fundamental, e o Parlamento Jovem, com estudantes universitários e do ensino médio”, explicou a presidente da CMBH.

Cidadania e sustentabilidade

Segundo o coordenador do Projeto Universidade + Escola e professor da Faculdade de Direito, Robson Brito, a intenção é proporcionar aos estudantes a reflexão sobre temas importantes como cidadania e sustentabilidade. “Uma das propostas do Projeto, que vem sendo desenvolvido há um ano, é permitir que os alunos conversem de perto com quem interfere nos destinos da cidade, por isso convidamos a presidente da Câmara Municipal”, contou. Segundo ele, participam das atividades 300 alunos da Escola Estadual Madre Carmelita e 250 estudantes de graduação da PUC/São Gabriel.

Cursando o 3º período de Direito, Isabel Cristina Lima é monitora do Projeto e destaca a troca de experiências com os colegas mais jovens, além da oportunidade de pesquisa científica.

O aluno da Escola Estadual Madre Carmelita, Karyston Brunno Real, revela que conseguiu mudar seu comportamento desde que começou a participar do Projeto. “Adotei atitudes para ajudar na preservação do meio ambiente, como apagar a luz, diminuir o tempo do banho e fazer a coleta seletiva. Em relação à participação cidadã, espero conhecer mais sobre o funcionamento da Câmara, já que estive lá apenas uma vez”, contou. 

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).