CÂMARA MIRIM

Jovens vereadores tomam posse na Câmara

Jovens vereadores tomam posse na Câmara Praticar a cidadania e conhecer o trabalho e a importância do Legislativo são os principais objetivos do Projeto Câmara Mirim que, em reunião solene realizada no dia 24 de março, abriu sua 3ª legislatura, com a posse dos 41 vereadores mirins que representarão dez escolas municipais.

terça-feira, 23 Março, 2010 - 21:00
Jovens vereadores tomam posse na Câmara Praticar a cidadania e conhecer o trabalho e a importância do Legislativo são os principais objetivos do Projeto Câmara Mirim que, em reunião solene realizada no dia 24 de março, abriu sua 3ª legislatura, com a posse dos 41 vereadores mirins que representarão dez escolas municipais.

Durante o evento, ocorrido no Plenário Amynthas de Barros, a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Luzia Ferreira (PPS), abriu a sessão ressaltando seu orgulho pelo projeto, que é um exemplo na promoção da cidadania e uma oportunidade de conhecimento da democracia. A parlamentar destacou o fato de que nessa legislatura há equilíbrio entre vereadores e vereadoras, o que, segundo Luzia, é fundamental para a consciência do papel da mulher na política.

Uma das novidades do projeto, neste ano, foi a parceria da Câmara com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que disponibilizou urnas eletrônicas para as votações dos vereadores mirins. O juiz e diretor executivo da Escola Judiciária do TRE, José do Carmo Veiga Oliveira, destacou “a alegria que o TRE tem de participar deste projeto tão bem sucedido”. Oliveira também enviou um recado para os jovens parlamentares: “Vocês terão mais que um aprendizado sobre cidadania, você terão contato direto com a vida política, vão saber servir à população e conhecer as dificuldades e as responsabilidades dos vereadores”.

Representantes da comunidade

Mírian Oliveira, representante da secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo, também ressaltou a importância da experiência que os vereadores mirins irão vivenciar ao longo do projeto. “O trabalho é de grande importância, pois suas ideias e seus debates podem, quem sabe, virar projetos de lei”, disse. Ela ainda salientou a responsabilidade que eles terão. “Vocês estarão representando seus colegas, sua comunidade. Além do mais, vão conhecer a importância do legislativo e reconhecer, principalmente, o papel fundamental de serem eleitores”, completou.

O gerente da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Marcos Mudado, fez um pequeno resumo das edições do Projeto Câmara Mirim. “Quando o projeto saiu do papel, enfrentou certa desconfiança, que desapareceu rapidamente, logo no primeiro ano, devido ao seu enorme sucesso. Em 2009, a parceria com a Secretaria Municipal de Educação foi firmada, o que possibilitou uma mobilização maior com as escolas. Agora, em 2010, o convênio com o TRE propiciou que as eleições fossem feitas nos moldes de uma eleição oficial. Acreditamos que esses estudantes vão chegar na Câmara com outro nível de legitimação”, afirmou o servidor.

Após estas considerações, foram exibidos dois vídeos, um realizado pela Secretaria Municipal de Educação e outro da Escola do Legislativo, que mostraram o processo das eleições realizadas nas escolas participantes e como foram as outras duas legislaturas anteriores.

O presidente mirim da legislatura anterior, Matheus Fernandes de Souza, conduziu a posse dos eleitos, que fizeram o juramento e assinaram o livro de posse. Em seguida, Matheus tomou a palavra, agradecendo e parabenizando os candidatos eleitos e exaltando a importância do Câmara Mirim em sua vida. “Puder aprender muito com o projeto como é a vida política, tanto na teoria quanto na prática”, declarou.

Ao final do evento, seis vereadores mirins foram à tribuna para discursar. Maraísa Dutra, da Escola Municipal Aminthas de Barros, agradeceu pelos votos recebidos e afirmou que sua expectativa “são as melhores” e que espera contribuir bastante durante o projeto. O vereador mirim Matheus Santos, da Escola Municipal Imaco, agradeceu pela oportunidade e garantiu: “estou disposto a cumprir tudo que estiver ao meu alcance”.

Os vereadores mirins

Os novos parlamentares mirins são: Maurício Durães, Matheus Santos, Jamilson Felismino, Filipe Azevedo (Escola Municipal Imaco); Sabrina Alves Santos, Marcio Almeida, Natália dos Santos, Noel Oliveira (Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira); Sheila Ramalho, Fernando França Júnior, Gustavo da Silva, Larissa Cruz, Ícaro Saviotti (Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti); André Barbosa, Izabella Vieira, Ângela dos Santos, Nayla de Souza (Escola Municipal Belo Horizonte); Maria Eduarda Santos, João Pedro Cardoso, Iago Nascimento, Luciana Amaral (Escola Municipal Florestan Fernandes); Marcos da Silva, Josimara de Souza, Maraísa Dutra, Hanna da Silva (Escola Municipal Prefeito Amynthas de Barros); Karina Martins, Vítor Monteiro, Kathleen Micaelle Santos, Marina Maia (Escola Municipal Professora Alice Nacif); Patrick Santos, Danielle Santos, Nathália Cecília, Kathiane Rezende (Escola Municipal Carmelita Carvalho Garcia); Samuel Pereira, Dayanara Camila, Emerson Carneiro, Guilherme Machado (Escola Municipal Professora Ondina Nobre); Amanda Pereira, Bruna Santos, Dayane Moura da Silva, Joyce Moreira (Escola Municipal Antônio Salles Barbosa).

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).