TERCEIRA IDADE

Câmara homenageia programa Dedo de Prosa

quarta-feira, 22 Setembro, 2010 - 21:00

Câmara homenageia programa Dedo de ProsaEm Reunião Especial realizada na tarde da quarta-feira, 22 de setembro, a Câmara Municipal de Belo Horizonte homenageou os 10 anos do programa Dedo de Prosa, veiculado pela TV Horizonte, de conteúdo totalmente dedicado ao público da terceira idade. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Fred Costa (PHS) e foi recebida pelo idealizador e apresentador do programa, jornalista Juarez Elisiário.

Muita emoção tomou conta do plenário Amynthas de Barros durante a homenagem, presidida pelo vereador Adriano Ventura (PT) e prestigiada pela presença de mais de uma centena de familiares, amigos, parceiros e, principalmente, idosos, que acompanham a trajetória de Juarez em sua dedicação e apoio a este segmento da população na capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O programa Dedo de Prosa é produzido pela Dedo de Prosa Produções, da família Elisiário, e tornou-se referência na televisão brasileira por oferecer uma opção de entretenimento e espaço de discussões voltadas a esse público. Caravanas de mais de 200 cidades do interior de Minas e de outros estados como Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Amapá, Bahia e Paraíba já participaram do programa, que mantém quadros como Estatuto do Idoso, dicas de saúde, atrações culturais, entrevistas, e muita interatividade com o telespectador.

Valorização do idoso

Fred Costa destacou a importância do trabalho realizado por Elisiário através de seu programa e das outras atividades que desenvolve junto a entidades e grupos de convivência da terceira idade. Para ele, o jornalista é um exemplo de dedicação e amor pelo idoso e defensor do direito dessas pessoas não só ao amparo do poder público, mas também ao lazer, à dignidade e à participação na vida social. “A valorização eleva a autoestima dessas pessoas”, afirmou.

O evento foi marcado pela descontração. Como parte da programação, a platéia assistiu a uma apresentação musical do Coral Turnê Canto & Vida, a um vídeo do programa e a um número de dança de salão executado pela Sra. Janice e o Sr. Salim, integrantes do Grupo de Convivência Ozanan e alunos de Juarez. O vereador Fred Costa dispensou o protocolo e o traje regulamentar e vestiu camiseta com os dizeres “Um dia eu vou ser idoso”.

Ao encerrar seu discurso de agradecimento, Juarez Elisiário passou o microfone para a filhinha Ana Maria que, no colo do pai, rezou uma oração, na qual foi acompanhada de pé pelos presentes. O apresentador foi muito aplaudido e abraçado por todos, comprovando o carinho e a confiança de seu público, considerados por ele como a maior gratificação e reconhecimento pelo seu trabalho.

Pioneiro

Uma presença especial foi a de Ferrara Neto, filho do vereador Sérgio Ferrara Filho, que faleceu em 2008, em seu terceiro mandato. Assim como os demais oradores, o jovem destacou a atenção e dedicação do pai à causa dos idosos durante toda sua vida e atuação parlamentar, como o Programa Visita à Câmara, que oferecia aos idosos uma tarde de palestras, shows e dança, e a criação do primeiro Centro de Convivência do Idoso da capital, ao qual comparecia com frequência.

“Serginho Ferrara foi um pioneiro, e deixou pegadas que precisam ser seguidas”, declarou a coordenadora municipal do Idoso de Belo Horizonte, Maria Fontana. Para o homenageado, que conviveu com o ex-vereador, “Ferrara foi o homem que transformou a CMBH na casa da terceira idade, pela atuação brilhante na luta pela causa do idoso em nossa cidade.

Presenças

Além dos já citados, compuseram a Mesa os pais do homenageado, Juarez e Diva, a esposa Marleze e os filhos Ana Maria e João; o vereador Geraldo Félix (PMDB); o vereador de Contagem Arnaldo Oliveira; Marizete Ribeiro, vice-presidente do Movimento de Luta Pró-idoso; José Almir, representante da Associação dos Servidores da Prefeitura de Belo Horizonte (Assemp), parceira do programa; e o Sr. Waldemar Pimenta, representando a comunidade de Capelinha, cidade natal de Elisiário. Na plateia, diversos grupos de convivência da terceira idade.

Assista a Homenagem na Câmara
Assista a reportagem sobre a Semana do Idoso

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.