CIDADANIA HONORÁRIA

Câmara homenageia defensora do patrimônio cultural afro-descendente

Câmara homenageia defensora do patrimônio cultural afro-descendenteA criadora do tradicional evento “Comida de Preto da Vó Hilda”, Hilda Salustiano Conrado, mais conhecida como “Vó Hilda”, recebeu o título de Cidadã Honorária de Belo Horizonte no dia 8 de julho, no Plenário Amynthas de Barros.

segunda-feira, 12 Julho, 2010 - 21:00

Câmara homenageia defensora do patrimônio cultural afro-descendenteA criadora do tradicional evento “Comida de Preto da Vó Hilda”, Hilda Salustiano Conrado, mais conhecida como “Vó Hilda”, recebeu o título de Cidadã Honorária de Belo Horizonte no dia 8 de julho, no Plenário Amynthas de Barros. A homenagem foi de iniciativa do 1º vice-presidente da Casa, vereador Wellington Magalhães (PMN), que presidiu a solenidade.

Nascida em 8 de junho de 1925, na cidade de Itaramandiba-MG, Vó Hilda veio para Belo Horizonte para trabalhar na casa da família Rípoli. Casou-se em 1948 com o ferroviário José Ramos, com quem teve cinco filhos. Atualmente, aos 85 anos, Vó Hilda tem doze netos e três bisnetos.

No dia 13 de maio de 1987, para reunir sua família e celebrar sua cultura, em especial, a Abolição da Escravatura, a matriarca criou o “Comida de Preto da Vó Hilda”. O evento, que hoje em dia já se encontra integrado ao calendário cultural da região leste de Belo Horizonte, é realizado no primeiro sábado após 13 de maio e são servidos pratos típicos da cultura africana, como quiabo, broto-de-samambaia, couve, torresmo, entre outras, todas preparados no fogão a lenha e acompanhados por refrigerante, cerveja e cachaça, sempre ao som de samba de raiz.

A irmã do parlamentar, Arlete Magalhães, que esteve presente à homenagem, afirmou que Vó Hilda é uma grande defensora da preservação do patrimônio cultural afro-descendente e por isso, merecedora da homenagem.

Vó Hilda, ao receber flores de seus bisnetos, afirmou que não tinha palavras suficientes para agradecer a homenagem. Sua neta, Camila Conrado, agradeceu à sua avó por toda sua “luta, dedicação e pelo seu amor à família”, que, segundo ela, foram simbolizados pelo diploma recebido na solenidade.

Presenças

Estiveram presentes à homenagem os seguintes convidados: o secretário de Administração Regional Municipal Leste, Pier Giorgio Senesi Filho; o delegado de Polícia da Regional Nordeste, Dilemar Rodrigues de Assis; as irmãs e irmão da homenageada, Judite Neves Cunha, Maria Vicentina Alves e Adão da Silva Cunha; seus filhos, Zulmira Ramos Conrado Sabino, Filomena Aparecida de Almeida Assumpção, Neusa da Conceição Conrado Natividade, Ana Maria Conrado Berto, Maria Helena Conrado Sabino, Marilda Sabino da Silva e José Salomão Conrado; e a senhora Maria do Céu.

Responsável pela informação: Superintendência de Comunicação Institucional