MERCADO CENTRAL

Amigos do Mercado reúnem-se para confraternização

terça-feira, 17 Agosto, 2010 - 21:00

Amigos do Mercado reúnem-se para confraternizaçãoFeijoada, música agradável, doces, cachaça e amigos de um dos pontos turísticos mais importantes de Belo Horizonte. A reunião festiva do Mercado Central, realizada no dia 18 de agosto de 2010, é a confirmação de que, apesar de seus 81 anos de história, o Mercado não envelheceu e continua a fazer parte da vida do belo-horizontino.

“O evento é focado em amigos e parceiros do Mercado Central, seus fornecedores e prestadores de serviço, pessoas que estejam ligadas conosco por diversos motivos”, explica Mácoud Rademacker, presidente da associação responsável pelo espaço. Segundo Rademacker, o objetivo da “Feijoada dos Amigos do Mercado Central” é estreitar  os laços de amizade que unem as pessoas ao Mercado.
Entre os convidados estão jornalistas, políticos, militares, trabalhadores, músicos e empresários, que comem todos, literalmente, do mesmo prato: a feijoada preparada por Dona Vera Lizardo Dias e João Dias.

Para Dona Vera (que nos passou sua receita passo a passo), o segredo da feijoada começa na boa escolha dos ingredientes. “Escolher produtos de qualidade é o ponto mais importante”, conta contente a senhora que coordenou a preparação do prato para os cerca de 200 convidados que visitaram o Mercado Central na hora do almoço.

Pé, orelha e rabo de porco, paio, lombo, linguiça, carne de sol e costela defumada são os ingredientes essenciais em um dos pratos mais famosos da culinária brasileira. Dona Vera explica: “os ingredientes salgados devem ser deixados de molho para perderem o sal”, e assim, não salgarem o prato em demasia. O segundo ponto nos procedimentos de Dona Vera é “fritar bem fritado todos os ingredientes. E é fritar mesmo!”, frisa a senhora.

“Uma feijoada começa na véspera”, prossegue a cozinheira. “Lava-se o feijão e coloca-se em uma panela sem água para descansar, inchar e, assim, dar um bom caldo”, explica. No dia da feijoada, o feijão deve ser posto para cozer com água suficiente para cobrir o legume e todos os outros ingredientes. “Ao ferver”, continua contando com boa vontade Dona Vera, “coloca-se os ingredientes que demoram mais a cozinhar: pé, orelha, rabo, carne salgada e paio”.

Uma hora depois de feijão no fogo coloca-se a linguiça. Duas horas depois, a costela e o lombo. E aí um segredo: antes de desligar o fogo, em uma outra panela, untada com pouco óleo, doura-se cebola, “que deve ser jogada e misturada à panela de feijoada”. Em três horas já se pode saborear com prazer a gostosa feijoada. “Couve, laranja, arroz e pimenta servem de complementos”, finaliza Dona Vera

A presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Luzia Ferreira (PPS), que participou do evento e saboreou a feijoada, falou um pouco da importância do Mercado Central. “O Mercado é o estabelecimento mais tradicional de Belo Horizonte. Está na alma de todos os mineiros e é um patrimônio que precisa ser mantido”. Luzia completou que eventos como a “Feijoada dos Amigos do Mercado Central” são uma forma de valorizar esse “espaço tão importante para Belo Horizonte que é o Mercado Central”. Os vereadores Leonardo Mattos (PV), Adriano Ventura (PT), João Vitor Xavier (PRP) e Hugo Tomé (PMN) também compareceram ao evento.

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.