POLÍTICAS PARA TERCEIRA IDADE

Seminário discutirá ações do Município em atenção à população idosa

Evento reunirá professores, gestores públicos e outros especialistas para buscar melhorias no cuidado com o idoso

terça-feira, 3 Maio, 2016 - 00:00
Seminário discutirá ações do poder público em atenção à população idosa. Imagem: Divulgação /CMBH

Seminário discutirá ações do poder público em atenção à população idosa. Imagem: Divulgação /CMBH

Diante do crescente envelhecimento da população, em razão do aumento na expectativa de vida do brasileiro, a melhoria nas políticas públicas em atenção ao idoso tem sido imperativa em todo o país. Mobilizada em torno das discussões, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará o II Seminário Políticas de Cuidados para Idosos, reunindo especialistas e gestores públicos ligados ao tema. O encontro está previsto para o próximo dia 20/5, a partir das 13h30, no Plenário Amynthas de Barros, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link. As inscrições são gratuitas e abertas a toda a população.

“O cuidado com o idoso é ainda um direito oculto da nossa constituição. Na prática, o Estado não reconhece a velhice como questão de relevância social”, denuncia a pesquisadora e médica geriatra Dra. Karla Giacomin, apontando a deficiência do serviço público municipal de saúde e assistência social em atenção ao idoso. A pesquisadora participou da 1ª edição do evento, realizada em setembro de 2015, e retorna à Casa com a mesa “Políticas públicas para idosos: uma visão crítica”.

Políticas públicas

Gestora do Programa Centro Mais Vida (CMV), da Prefeitura de Belo Horizonte, Suzana Mara Santos dará início ao debate, trazendo informações sobre os programas e ações realizadas pela PBH em atenção ao idoso. Parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Hospital das Clínicas (HC), o Centro Mais Vida atua de maneira complementar ao atendimento oferecido pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), buscando avaliar e atender os idosos  mais vulneráveis encaminhados pelos centros de saúde da rede SUS-BH.

Conforme informações da PBH, o centro conta com 14 equipes multidisciplinares, formada por vários profissionais, entre psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e médicos de diversas especialidades como geriatria, psicoterapia, clínica médica, reumatologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, patologia clínica e acupuntura.

Autor do requerimento para realização do seminário, Leonardo Mattos (PV) destaca que o objetivo é discutir estratégias para garantir e aprimorar o cuidado com a população idosa. Para isso, o evento contará com a participação de pesquisadoras da PUC Minas como a psicóloga Anna Cristina Freitas e a assistente social Ruth Myssior.

Confira aqui a programação completa do seminário e inscreva-se!

Superintendência de Comunicação Institucional