AUDIÊNCIA PÚBLICA

Câmara de BH vai prestar contas dos gastos da Casa em 2015

População poderá conhecer números do Legislativo e esclarecer dúvidas

quinta-feira, 3 Março, 2016 - 00:00
População poderá conhecer números do Legislativo e esclarecer dúvidas. Imagem: Quinn Dombrowski/Licença Creative Commons

População poderá conhecer números do Legislativo e esclarecer dúvidas. Imagem: Quinn Dombrowski/Licença Creative Commons

A Câmara de BH vai receber na próxima segunda (7/3) cidadãos interessados em conhecer as despesas realizadas pela Casa nos últimos quatro meses. Promovida pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas, a audiência pública vai tratar da execução orçamentária ao longo do último quadrimestre de 2015, bem como das despesas realizadas durante todo ano. Trata-se de uma oportunidade para que o cidadão possa conhecer de perto como os recursos públicos foram utilizados pelo Legislativo, bem como para a apresentação de dúvidas e sugestões sobre as despesas. Marcada para as 13h, a reunião, que vai ocorrer no Plenário Helvécio Arantes, será realizada em atenção à Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO (Lei 10645/13) e à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00).

O relatório com o detalhamento da execução orçamentária dos últimos quatro meses e o consolidado do ano já está disponível para consulta no portal da Câmara.

Segundo o documento, em 2015, o orçamento fixado para a Câmara foi de R$ 219,5 milhões. Com a utilização de apenas 87% desse valor, a Câmara registrou ao longo do último ano saldo de quase R$ 28 milhões.

Do total da despesa orçada, 4% foi destinado ao custeio, que envolve os custos implicados na aquisição de material básico para consumo. Já o montante destinado a investimentos, que envolve a realização de obras e a compra de equipamentos permanentes, mobilizou quase 6% do orçamento, enquanto a despesa com pessoal tomou 65% do montante. A categoria serviços (que engloba publicidade, telecomunicações e energia, por exemplo) consumiu 14% dos recursos, ao passo que o pagamento por contratos de terceirização envolveu 11% do valor orçado para o ano.

Superintendência de Comunicação Institucional