REUNIÃO PLENÁRIA

Vereadores preveem 2016 movimentado para conciliar campanha e mandato

O debate em plenário foi marcado por preocupações e expectativas para o ano eleitoral

segunda-feira, 1 Fevereiro, 2016 - 00:00
Vereadores preveem 2016 movimentado para conciliar campanha e mandato. Foto: Barbara Crepaldi Esteves/ CMBH

Vereadores preveem 2016 movimentado para conciliar campanha e mandato. Foto: Barbara Crepaldi Esteves/ CMBH

Com a presença dos 41 vereadores, a primeira reunião plenária de 2016, realizada na tarde desta segunda-feira (1/2), foi marcada por preocupação e expectativas em relação ao ano eleitoral. Parlamentares defenderam a valorização dos projetos de lei de autoria dos vereadores e questionaram projetos polêmicos apresentados pela prefeitura. A reunião foi encerrada antes da apreciação dos itens em pauta por falta de quórum.

“Temos mais de mil projetos de lei para entrar em pauta, entre eles a revisão do Plano Diretor e da Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo”, destacou o vereador Joel Moreira Filho (PTC), pontuando que “2016 vai ser um ano interessante, com vários debates importantes”.

Ronaldo Gontijo (PPS) lembrou que este ano tem um caráter atípico, por se tratar de ano eleitoral, e alguns projetos polêmicos podem não ser apreciados em razão do desgaste político. O parlamentar destacou ainda o esforço individual de cada vereador para conciliar as atividades do mandato com os compromissos de campanha.

“O primeiro compromisso do vereador é aqui, todos sabem. Todos têm responsabilidade”, afirmou o presidente da Casa, vereador Wellington Magalhães (PTN), explicando que as atividades de campanha devem ser realizadas sem prejuízo das reuniões na Câmara. Magalhães garantiu que mais de 50 projetos de autoria parlamentar foram anunciados para a pauta de votação e que os projetos da prefeitura serão negociados pela liderança de governo na Casa.

Para Pedro Patrus (PT), determinados projetos de autoria do Executivo podem ter interesse exclusivamente eleitoral. O parlamentar apontou o risco da aprovação de contratações terceirizadas, por meio da aprovação de parcerias público-privadas, da fragilização do serviço público e do uso irregular dessas pessoas como cabos eleitorais.

Veja o vídeo completo da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional