AUDIÊNCIA PÚBLICA

Luta por moradia e apoio às minorias sociais em foco

Movimentos sociais vão debater repressão policial e atendimento a demandas populares

segunda-feira, 16 Novembro, 2015 - 00:00

A retirada, no dia 3 de outubro, dos manifestantes pró-moradia que ocuparam o prédio onde funcionava a Junta Comercial, bem como a destinação, por parte do município de Belo Horizonte, de equipamento público que possa abrigar as discussões sobre as pautas das minorias sociais da capital serão temas de audiência da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor nesta terça-feira (17/11), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

O antigo edifício da Junta Comercial, que está vazio desde 2013, localiza-se na Av. Santos Dumont, 380. Ele foi ocupado por membros de movimentos sociais no dia 2 de outubro e, no dia seguinte, a Polícia Militar retirou as cerca de 150 pessoas que estavam no imóvel.

De acordo com o requerimento para a realização da audiência pública, ela se justifica tanto porque a repressão policial aos movimentos populares precisa ser debatida quanto pela necessidade de implementação de uma agenda municipal de defesa dos direitos humanos que contemple novas ações de suporte efetivo aos direitos das minorias.

A audiência foi solicitada pelos vereadores Adriano Ventura (PT), Jorge Santos (PRB), Leonardo Mattos (PV) e Pedro Patrus (PT). Foram convidados para participar da audiência representantes de movimentos sociais, da prefeitura e da Polícia Militar.

Superintendência de Comunicação Institucional