CÂMARA MIRIM

Edição é encerrada com diplomação de jovens e entrega de propostas

Pequenos vereadores concluíram seus trabalhos após dez meses

quarta-feira, 18 Novembro, 2015 - 00:00
 Ana Luisa Abreu, presidente; Raíssa Kastner, secretária; William Junio, presidente na lesgislatura anterior. Foto: Rafa Aguiar

Ana Luisa Abreu, presidente; Raíssa Kastner, secretária; William Junio, presidente na lesgislatura anterior. Foto: Rafa Aguiar

Os 45 vereadores mirins de Belo Horizonte se reuniram nesta quarta-feira (18/11) para a sessão final do projeto Câmara Mirim em 2015, em sua oitava legislatura. No plenário principal do Legislaivo da capital, os jovens receberam diplomas e fizeram a entrega simbólica de suas proposições à Comissão de Participação Popular. Também foi inaugurada a foto do presidente da legislatura anterior, William Junio Moreira de Souza, na galeria de presidentes mirins. Dezenas de estudantes lotaram a galeria para a acompanhar a reunião.

Foram 11 proposições, sendo sete sugestões de projetos de lei e seis de indicações. “Os projetos serão estudados passo a passo e analisaremos todos. Porque destes tenho certeza que sairão grandes ideias para a melhoria de Belo Horizonte”, disse o vereador, Veré da Farmácia (PSDC), que representou a Câmara Municipal durante a sessão solene.

Ao fim da reunião, todos os vereadores mirins foram à tribuna para fazerem suas considerações finais. Entre as mensagens de agradecimento pela oportunidade de fazer política, a secretária Raíssa Kastner deixou um incentivo aos seus pares: “aos jovens aqui presentes, revejam seus planos, mudem suas atitudes e acreditem em vocês, pois seremos nós quem construiremos o futuro”.

O projeto Câmara Mirim, uma iniciativa da Câmara Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Judiciária do TRE-MG e o Centro Pedagógico da UFMG, busca desenvolver a consciência política e participativa da sociedade por meio da educação cidadã de alunos do 3° ciclo do ensino fundamental. No início deste ano, eleições nas escolas, seguindo o mesmo padrão de pleitos oficiais, elegeram 45 vereadores mirins. Durante a legislatura, que tem duração de um ano, os alunos eleitos se reuniram mensalmente na Câmara Municipal, onde aprenderam noções sobre política e Poder Legislativo, oratória e trabalho em equipe, além de discutir e desenvolver propostas para a cidade. O trabalho também ocorreu nas escolas, onde foram realizadas palestras e professores e alunos (vereadores ou não) se envolveram na discussão de propostas. 

Superintendência de Comunicação Institucional