VISITA TÉCNICA

Comissão vai averiguar danos causados pelo fogo no Rola Moça

Atividade terá início na regional Barreiro e pode ser acompanhada por qualquer cidadão interessado

quarta-feira, 18 Novembro, 2015 - 00:00
Chamas chegaram a se aproximar de áreas residenciais; danos serão averiguados por vereadores (Imagem: Youtube)

Chamas chegaram a se aproximar de áreas residenciais; danos serão averiguados por vereadores (Imagem: Youtube)

Entre os dias 13 e 18 de outubro, dezenas de bombeiros militares, civis e brigadistas lutaram contra um incêndio de grandes proporções que atingiu o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, situado entre Belo Horizonte, Brumadinho e Ibirité, uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Com a finalidade de averiguar a extensão dos danos, especialmente na área adjacente à Regional Barreiro, bastante atingida pelas chamas, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana fará visita técnica ao local na próxima sexta-feira (20/11), a partir das 10h.

Descontroladas, no quarto dia do incêndio as chamas atingiram uma área verde próxima a Região do Barreiro, levando susto para os moradores. O fogo chegou a se aproximar de residências e de uma ocupação da região, mas felizmente não chegou a atingir nenhum imóvel. Moradores de bairros próximos ao parque sentiram o efeito das queimadas, como a fumaça, o ar abafado e dificuldades para respirar. O incêndio, supostamente criminoso, atingiu principalmente os bairros Pongelupe e Solar do Barreiro, que deverão serão percorridas pelos vereadores e convidados. O acesso ao Parque Estadual se dará por meio da portaria localizada na Via Geraldo Dias, s/n.

De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais, os focos de incêndio que atingiram o Parque Estadual da Serra do Rola Moça teriam destruído mil dos quatro mil hectares da unidade de conservação, ou 25% da dimensão do parque, o que equivale a cerca de mil campos de futebol. Entre as mais atingidas estão a área conhecida como Mirante das Três Pedras e os mananciais do Barreiro e Pitangueiras. 

Convidados:

Para acompanhar a visita técnica, além da assessoria de comunicação e equipe da TV Câmara, foram convidados a superintendente executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Maria Dalce Ricas; o presidente da ONG Zeladoria do Planeta, Fernando Benício; a gerente do Parque Ecológico Roberto Burle Marx, Josiane Aparecida de Jesus; além de qualquer vereador ou cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional