AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão de Orçamento debaterá implantação de Umei no Sagrada Família

Equipamento atenderá até 200 crianças por dia, em dois turnos

quarta-feira, 25 Novembro, 2015 - 00:00
Comunidade local exige a disponibilização imediata do imóvel que dará lugar à Umei (Imagem: AME-Sagrada Família)

Comunidade local exige a disponibilização imediata do imóvel que dará lugar à Umei (Imagem: AME-Sagrada Família)

Por solicitação do vereador Jorge Santos (PRB), a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas da Câmara Municipal de Belo Horizonte promoverá audiência pública para discutir com o poder público e a comunidade local a disponibilização imediata do imóvel onde funcionava a Escola Estadual Sarah Kubitschek, no Bairro Sagrada Família, para a instalação de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) já aprovada pela prefeitura, que aguarda a desocupação do prédio. O encontro será na próxima sexta-feira (27/11), às 9h, no Plenário Amynthas de Barros.

Localizada à Rua Costa Monteiro nº 875, durante 47 anos a Escola Estadual Sarah Kubitscheck atendeu crianças de 4 a 7 anos, preparando várias gerações de belo-horizontinos para o ensino fundamental. Em 2004, por meio do Decreto 11.696, a Prefeitura de BH desapropriou o terreno vizinho para a ampliação da instituição. Porém, em fevereiro de 2011 a E.E.S.K. foi fechada pelo estado sem qualquer esclarecimento ou discussão com professores, pais e entidades representativas. Conforme a associação de moradores do bairro (AME-Sagrada Família), no segundo semestre de 2012 o prédio foi ocupado por entidades provenientes da cidade de Ouro Branco, ligadas ao MST e outros movimentos populares.

Além da AME, entidades como a Associação dos Amigos do Entorno do Independência (AAMEIA),  Conselho Comunitário e Cultural do Bairro Sagrada Família (CONSEB), Grupo de Fé e Política da Paróquia Santa Edith Stein, Instituto de Desenvolvimento Social e Cidadania (IDESC) e ONG Cultural São José se uniram e lançaram o Movimento “O Sarah é da Sagrada”, com o objetivo de resgatar o espaço público para a comunidade local. Na ocasião, foram colhidas mais de 5 mil assinaturas em um abaixo-assinado, além de manifestações em praças e uma constante negociação junto à PBH e à União.

Em junho de 2014, em reunião entre a AME Sagrada Família, Conseb e Secretarias Municipais da Regional Leste e de Gestão Compartilhada, foi confirmada a implantação de uma Umei provisória no imóvel, que, após a saída das entidades, notificadas em maio de 2014, passaria por adequações físicas para atender até 400 crianças, em dois turnos. O início das atividades estava previsto para o mês de outubro daquele ano.

Convidados

Para esclarecer a situação atual e as perspectivas para a efetivação da medida, são aguardados os secretários municipais de Educação, Sueli Baliza Dias, de Administração Regional Municipal Leste, Eduardo Janot Lopes, e o adjunto de Gestão Administrativa, Hipérides Ateniense; o superintendente do Patrimônio da União no Estado de Minas Gerais,  Rogério Veiga Aranha; os presidentes da Associação dos Moradores e Empresários do Bairro Sagrada Família, Marco Aurélio Alves da Silva, e da Associação Comunitária dos Amigos do Entorno do Estádio Independência e Adjacências, Eli de Souza.

Também representando a sociedade civil, foram convidados os representantes do Grupo de Fé e Política da Paróquia Santa Edith Stei, Wilson Melo Júnior; da ONG Associação Cultural São José, Luciano Otávio Dias; do Conselho Comunitário e Cultural do Bairro Sagrada Família, Sérgio Luiz de Oliveira; e do Institutito de Promoção Humana, Luzia Aparecida Antunes de Sousa.

A reunião é aberta à participação de qualquer cidadão interessado ou pode ser acompanhada pela TV Câmara, no canal 61.4 da TV Digital ou aqui pelo portal da Casa. 

Superintendência de Comunicação Institucional