TV CÂMARA

Campanha Novembro Azul e população de rua na cidade em pauta

Programas são veiculados no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

quinta-feira, 26 Novembro, 2015 - 00:00

Belo Horizonte tem hoje quase duas mil pessoas em situação de rua e a maioria delas se concentra na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O Câmara Debate desta quinta-feira (26/11) abordará o assunto com a finalidade de conhecer as origens desses habitantes e quais políticas públicas estão sendo propostas. Já o Câmara Entrevista, na sexta (27/11), vai falar sobre a campanha Novembro Azul, dedicada aos homens, que visa a conscientização e prevenção do câncer de próstata.

Aproximadamente 1827 pessoas vivem nas ruas da cidade. Morando em praças, calçadas, terrenos abandonados, debaixo de viadutos e as vezes pernoitando em instituições de apoio e abrigos. Este número faz parte do terceiro censo de população em situação de rua e aumentou 57% em dez anos. Essas pessoas também estão envelhecendo e cada dia mais precisarão de serviços especializados, principalmente os voltados à saúde.

Uma reivindicação daqueles que atuam na assistência social do município é a destinação de 5% do orçamento público da cidade para o Fundo Municipal de Assistência Social. A medida havia sido deliberada na Conferência Municipal de Assistência Social de 2013, mas não estaria sendo aplicada pelo Executivo.

Para discutir o assunto, quais medidas devem ser tomadas para ajudar essas pessoas, foram convidados o vereador Pedro Patrus (PT); o secretário adjunto de assistência social PBH, Marcelo Alves Mourão; e a assistente social e educadora social da Pastoral de Rua, Claudenice Rodrigues Lopes.

O programa inédito vai ao ar nesta quinta, às 18h, comandado pelo jornalista Kemil Acib. Confira reprises no domingo, na segunda, na quarta e na sexta-feira, às 6h30, e também no sábado e na terça-feira, às 18h.

Câmara Entrevista

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. No intuito de aumentar a detecção precoce desse câncer, é realizada a prevenção anual, com o urologista. Os dois principais exames são o PSA (colhido no sangue) e o toque retal.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para iniciar a prevenção para a doença. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, negros, fumantes, obesos) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. 

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades durante todo o mês, dirigida à sociedade, em especial, aos homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para discutir o assunto, foram convidados o vereador Doutor Sandro (Pros); o jornalista e escritor de um livro que conta como superou a doença, Maurício Lara ; e o oncologista, André Murad. Com apresentação de Laize Souza, o Câmara Entrevista estreia nesta sexta, às 18h, e tem reprises no sábado, nas terça e na quinta-feira, às 6h30, e no domingo, na segunda e na quarta-feira, às 18h.

Superintendência de Comunicação Institucional