AUDIÊNCIA PÚBLICA

Câmara vai discutir recuperação da Lagoa da Pampulha

Vereadores querem que PBH explique como será processo de requalificação da bacia hidrográfica

terça-feira, 10 Novembro, 2015 - 00:00

A recuperação das condições ambientais e da qualidade da água da Lagoa da Pampulha são temas extremamente caros aos belo-horizontinos. A recuperação da qualidade da lagoa envolve não apenas questões relacionados à saúde, ao meio ambiente e ao turismo, como também à preservação do patrimônio histórico cultural de Belo Horizonte, relacionando-se, ainda, à candidatura do Conjunto Arquitetônico da Pampulha a patrimônio da humanidade. Diante da importância do tema para a cidade, a Câmara Municipal irá discutir estas questões durante audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, requerida pelo presidente da Casa, Wellington Magalhães (PTN). A audiência vai acontecer nesta quinta-feira (12/11), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes, e irá tratar da prestação dos serviços de recuperação da qualidade da água da Lagoa da Pampulha definida por meio de processo licitatório.

Com as intervenções na lagoa, o objetivo do município é incrementar ações de recuperação e preservação ambiental na Bacia Hidrográfica da Pampulha, assegurando que suas águas venham a ser classificadas como classe 3, isto é, passíveis de serem destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado; à irrigação; à pesca amadora; a atividades de recreação de contato secundário, que são aquelas em que o contato com a água é esporádico ou acidental e a possibilidade de ingerir água é pequena, como na pesca e no iatismo; e à dessedentação de animais.

O processo licitatório, que, segundo a prefeitura, havia sido paralisado em decorrência de atrasos nas ações desenvolvidas pela Copasa relativas à execução das obras de implantação/complementação do sistema de esgotamento sanitário da bacia, foi retomado pelo Município diante do avanço das intervenções da companhia de abastecimento, cujo término está previsto para acontecer até o final deste ano.

Para debater o tema foram convidados o secretário municipal de Meio Ambiente, Délio de Jesus Malheiros; o gerente de Planejamento e Monitoramento Ambiental, Weber Coutinho; o gerente de Gestão de Águas Urbanas, Ricardo de Miranda Aroeira. Também foram convidados representantes do Consórcio PROPAM, do Consórcio Pampulha Viva, que ganhou o processo licitatório para a limpeza da Lagoa, e da Copasa.

Superintendência de Comunicação Institucional