AUDIÊNCIA PÚBLICAs

Vereadores cobram abertura do Centro de Referência da Juventude

Instalado no espaço que abrigava o antigo Miguilim, o CRJ está fechado desde dezembro de 2014

terça-feira, 13 Outubro, 2015 - 00:00
Vereadores cobram abertura do Centro de Referência da Juventude. Imagem: Portal PBH

Vereadores cobram abertura do Centro de Referência da Juventude. Imagem: Portal PBH

Biblioteca multimídia, teatro de arena para esportes e atividades circenses, cozinha experimental, oficinas de música e academia. Esses são alguns dos serviços previstos pela prefeitura, ainda em 2012, quando foi anunciada a criação do Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte (CRJ). Instalado no antigo prédio da Casa das Fábricas, na Praça da Estação (Centro), o CRJ atenderia, em média, 10 mil jovens por mês, com idades entre 15 e 29 anos. Inaugurada em dezembro de 2014, a unidade ainda não teve suas portas abertas à comunidade. As razões do atraso e a previsão de funcionamento dos serviços serão temas de audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, na próxima quinta-feira (15/10), a partir das 13h30, no Plenário Camil Caram.

Autor do requerimento para a audiência, o vereador Arnaldo Godoy (PT) explica que a criação do novo Centro de Referência da Juventude é resultado de uma parceria entre a Prefeitura da capital e o Governo de Minas Gerais, em que o Município entrou com a cessão do terreno e ao Estado coube o investimento de R$ 15 milhões para a construção do imóvel. “O CRJ foi inaugurado e até agora se encontra fechado. É fundamental, portanto, que cobremos das autoridades municipais e do estado que o coloquem para funcionar, com um modelo de gestão que leve em conta as demandas dos movimentos que atuam no segmento juvenil”, afirma o parlamentar Godoy, lembrando que, à época, o projeto recebeu diversas críticas, tanto por destoar do conjunto arquitetônico da Praça da Estação, quanto por ter sido elaborado sem a participação dos movimentos de juventude da cidade. 

Convidados

Foram convidados para a audiência o secretário municipal de Governo, Vítor Valverde; o coordenador municipal da Juventude, Marcelo Silvério Dias; o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário de Miranda; o subsecretário da Juventude do Estado de Minas Gerais, Miguel Ângelo, e representantes do Fórum das Juventudes, da Associação Imagem Comunitária e do Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital.

Superintendência de Comunicação Institucional